Pular para o conteúdo principal

O que anda acontecendo com o VirtualBox para Windows? (2)

Depois das minhas últimas péssimas experiências com a atualização de versão do VirtualBox para Windows eu havia decidido a não mais fazer a atualização deste software sem necessidade. Porém a partir da versão 4.3.26 (que é a última versão estável na data em que escrevo) o suporte para o Windows 10 como sistema guest foi bastante melhorado, o que me motivou a tentar a atualização.

Desta vez, porém, decidi fazer do modo mais trabalhoso: ao invés de simplesmente atualizar “por cima” da versão anterior, desinstalei antes a versão antiga, reiniciei o Windows e só então instalei a nova. E o resultado (para variar) foi mais um sonoro booooom! Pois é, pela terceira vez... a primeira foi em 12/10/2014, a segunda em 25/12/2014 e a terceira no último final de semana.

Sim, aconteceu de novo


Mas agora ao invés de simplesmente mandar um format no Windows e reinstalar tudo novamente, resolvi investigar mais a fundo. Primeiro instalei o Windows 7 SP1 de 64 bits com o mesmo conjunto de drivers que normalmente utilizo (os quais são compatíveis tanto com o 7 quanto com o 8.X) e intencionalmente instalei uma versão mais antiga do VirtualBox, se não me engano a 4.3.18, em seguida atualizei diretamente para a 4.3.26 e foi tudo perfeito, o que me leva a crer que se trata de incompatibilidade com algum dos meus drivers especificamente sob o Windows 8.1.

Como gosto bastante do Windows 8.1 pós Update 1, principalmente pelo seu suporte muitíssimo melhorado a mais de um monitor, resolvi dar mais uma chance a ele. Formatei novamente a máquina, instalei o 8.1 e decidi fazer um novo teste, usando o próprio VirtualBox (que instala sem problemas, o bicho pega apenas na atualização). Criei uma VM com o Windows 8.1 e dentro dela simulei uma atualização do 4.3.18 para o 4.3.26, exatamente como no Windows 7, e do mesmo modo tudo saiu bem.

VirtualBox dentro do VirtualBox, loucura! :p


Isto reforçou ainda mais a tese de incompatibilidade entre drivers, provavelmente algum de rede (a minha placa mãe tem duas interfaces de rede Gigabit Ethernet e uma Wi-Fi) com os drivers instalados pelo VirtualBox especificamente sob o Windows 8.1, visto que o problema se manifesta no subsistema de redes do Windows. Com isto em mente nesta nova instalação adicionei apenas o driver da interface que efetivamente utilizo (a Intel 82597V – baixei o último driver disponível) e para as demais deixei os drivers nativos do Windows. Resta agora cruzar os dedos na próxima vez que for necessário atualizar o VirtualBox...

Caso o problema ocorra novamente estou cogitando até mesmo a possibilidade de voltar ao Windows 7 ou então ir direto para o 10 caso este já esteja na versão final, não tenho paciência e muito menos tempo para ficar reinstalando tudo a cada 60 ou 90 dias por uma simples atualização de versão de um software. Até cheguei a avaliar o VMWare Player mas ainda prefiro o VirtualBox, sem falar que tenho uma grande coleção de máquinas virtuais e seria um verdadeiro pé nas partes baixas migrá-las para uma outra solução.

Veja também:

Comentários