Pular para o conteúdo principal

Comparativo rápido: o tamanho dos blocos em um arranjo RAID 0 faz diferença? E um RAM Disk é realmente muito mais rápido?

Esta postagem é uma atualização daquela onde fiz um comparativo entre discos rígidos mecânicos tradicionais, um SSD e dois SSDs em RAID 0 configurado com blocos de 128 KB. Afinal das contas, o tamanho dos blocos em um arranjo RAID 0 faz alguma diferença no desempenho? E um RAM Disk, o quão é mais rápido? Todas as respostas aqui!








Os Competidores









Disco rígido WD Caviar Green de 1 TB, 5400 rpm e 64 MB de cache, interface SATA2.












Disco rígido Seagate Desktop HDD (7200.14) de 2 TB, 7200 rpm e 64 MB de cache, interface SATA3.











SSD Kingston V300 de 60 GB, interface SATA3


Duas unidades SSD Kingston V300 de 60 GB em RAID 0, configuradas com blocos de 128 KB e 64 KB







RAM Disk configurado com o software ImDisk 





O restante da configuração do sistema pode ser visto na postagem Meu PC Meu Xodó.

Os resultados – Crystal DiskMark


Nesta suíte de benchmarks o arranjo RAID 0 de 64 KB foi em média 14% mais rápido do que o arranjo de 128 KB nas operações de leitura. Nas de escrita a diferença foi de apenas 2,84%, portanto um empate técnico (dentro da margem dos 3%). Já a comparação com o RAM Disk é covardia... ele é 913% mais rápido nas operações de leitura e impressionantes 4244% nas de escrita.


AS SSD


Infelizmente o AS SSD não mensura o desempenho de um RAM Disk, então aqui a comparação será entre os arranjos RAID 0. Conforme a pontuação do software, o arranjo com blocos de 64 KB é 7% mais rápido.


Conclusão

Confesso que não esperava uma grande diferença de resultados entre os arranjos RAID 0 com blocos de 128 KB e de 64 KB, cujos resultados mostraram que um simples ajuste é capaz de propiciar um ganho de performance que pode chegar a 14% - nada mal considerando que se trata de um ganho obtido sem gastar um centavo, no qual o único trabalho é o de reinstalar novamente o sistema operacional e os aplicativos visto que o arranjo RAID é permanentemente perdido ao se alterar o tamanho dos blocos. 

Aproveito aqui para deixar uma dica: na ROM de boa parte das controladoras RAID (como a do chipset Intel Z77 que equipa a minha placa mãe) o tamanho padrão dos blocos é de 128 KB, devendo ser alterado manualmente para outros valores como o de 64 KB.

Quanto ao RAM Disk, até mesmo pelas características construtivas dos chips de memória (que nada mais são do que uma grande matriz composta de transistores) era previsível que ele seria muito mais rápido do que os dispositivos de armazenamento tradicionais. De qualquer modo a diferença de mais de 4000% nas operações de escrita impressiona, o que torna um RAM Disk uma excelente opção de armazenamento de arquivos temporários do sistema operacional e de outras aplicações de alta demanda.

Veja também:

Comentários