Pular para o conteúdo principal

Instalando o Windows 9X/Me do zero (Parte 2 - A rotina de instalação)

Olá amigos leitores! Na primeira parte desta série, demonstrei o procedimento de particionamento utilizando o software FDISK bem como a formatação das partições criadas. Retomando o tema da instalação dos Windows 9X e Me, nesta presente postagem irei fazer um passo-a-passo da rotina de instalação. As telas pertencem ao programa de instalação do Windows 95 (mais precisamente da versão OSR 2.5) mas também se aplicam perfeitamente às demais versões citadas (98, 98 SE e Me) com mínimas diferenças. Caso sintam necessidade, em futuras postagens poderei demonstrar os procedimentos destes sistemas também. O procedimento foi realizado no PC de jogos dos anos 90. Uma boa leitura!


Após a formatação das unidades, a experiência me levou a adotar uma nova abordagem para a instalação: copiar os arquivos necessários para uma pasta no disco rígido e executar o programa de instalação partir deste local - que se torna bem mais rápido e com menos probabilidade de falhas. Partiremos do final da primeira parte, ou seja, após a formatação das partições criadas. Insira o CD de instalação do Windows na unidade de CD-ROM e execute os seguintes comandos:

C: (para mudar para o disco rígido)
MD WINST (para criar uma pasta para os arquivos de instalação)
CD WINST (para entrar na pasta criada)
COPY R:\WIN95\*.* (para copiar os arquivos de instalação do CD)


Algumas notas:

  • Para o procedimento foi criada a pasta WINST na unidade C:, porém o nome da pasta e a unidade da mesma ficam ao seu critério;
  • A unidade R: é a que geralmente é criada com os drivers de CD-ROM dos disquetes de boot baixados do bootdisk.com. Caso você esteja usando um outro disco de boot deverá alterar esta letra pela correspondente;
  • O local onde os arquivos se encontram no CD varia de sistema para sistema: no Windows 98 o comando seria COPY R:\WIN98\*.* e no Me seria COPY R:\WINME\*.*

Após a cópia terminar, entre com o comando INSTALAR para iniciar a instalação. Caso o Windows esteja em inglês, o comando é INSTALL ou SETUP. O instalador irá se oferecer para fazer uma checagem rápida das partições com o Scandisk, aperte Enter para continuar. Terminado o procedimento, selecione Sair para prosseguir com a instalação.


O instalador exibirá uma tela de boas-vindas e em seguida o contrato de licença. Após eles a rotina de instalação propriamente dita começará. Clique em avançar.


Em seguida aceite o diretório padrão para a instalação do Windows (C:\WINDOWS) e clique em avançar. Na tela opções de instalação, deixe marcado a opção "Típica" e clique em avançar.



Em seguida o sistema solicita a chave de licença. Após entrar com a mesma, a tela de informações do usuário aparece. Digite o nome de sua preferência. Na tela "Analisando o seu computador", selecione os componentes que a máquina tiver na lista e clique em avançar.



Em seguida o programa fará uma breve análise do hardware e perguntará novamente quais componentes do Windows serão instalados. Deixe marcada a primeira opção ("Instalar os componentes mais comuns").



Em seguida o utilitário perguntará sobre a criação de um disquete de boot. Como já temos um, podemos pular esta etapa selecionando a segunda opção ("Não quero um disco de inicialização"). Em seguida é informado que a cópia dos arquivos irá começar.




Após a cópia dos arquivos, o instalador avisa que é necessário reiniciar o sistema. Remova o disquete de boot da unidade (caso não o tenha feito) e clique em concluir.


Após o PC reiniciar, o programa de instalação procurará por hardware plug and play...


... e finalizará os últimos ajustes, como o fuso horário. Na tela de configuração da impressora, clique em cancelar. É muito melhor instalar a impressora (se houver uma) depois com calma.


Feito isto, clique em OK para reiniciar o computador com a sua instalação novinha em folha do Windows 9X/Me!


Fico por aqui! Espero que tenham curtido e que o texto lhes seja útil de alguma forma, seja para efetuar manutenção de um PC antigo ou mesmo para matar as saudades! :-)

Anterior:

Comentários

  1. Gostei das dicas sobre usar o site bootdisk.com, e de gravar o conteudo do cd no hd.
    Uma duvida que tenho: estou para instalar o DOS 6 e o win 95 em dual boot. Qual seria a partição primaria? Visto que terei uma de 16 bits e outra de 32 bits.

    ResponderExcluir

Postar um comentário