Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: instalando o Visual Basic 6 no Windows 8.X, 7 e Vista

Como um bom retrowarer, a minha linguagem de programação favorita é o icônico, lindo e imortal Visual Basic 6! Utilizo a linguagem há mais ou menos uns 12 ou 13 anos e acho que ela é perfeita para o que se propõe. Hoje ainda a utilizo praticamente todos os dias para efetuar a manutenção de diversos sistemas feitos em VB6 que temos na empresa onde trabalho. Recentemente tive que instalar o VB6 em um equipamento com o Windows 8.1 e para ele funcionar no novíssimo sistema operacional foram necessários alguns "macetes" que demonstrarei no artigo. Embora o procedimento tenha sido feito no Windows 8.1, funcionará também no 7 e no Vista e acredito que seja bastante útil àqueles que precisem usar a linguagem com os Windows mais recentes, sejam de 32 ou de 64 bits.

EDIT 18/10/2014: na postagem Instalando o Visual Basic 6 no Windows 10 mostro como instalar o VB6 no novíssimo sistema operacional, bem como também uma nova forma de burlar a instalação do MS-Java. Confira!




Evitando a instalação do MS-Java

O MS-Java foi uma tentativa da Microsoft de criar a sua própria implementação do Java há muitos anos atrás. Atualmente este projeto está completamente abandonando (até mesmo devido a algumas pendengas jurídicas entre a Microsoft e a Sun, atualmente Oracle) e sem qualquer tipo de suporte. O problema é que o instalador do Visual Studio 6 instala este componente por padrão, o que é uma péssima ideia em um sistema moderno - o instalador verifica se o arquivo MSJAVA.DLL está presente no diretório C:\Windows e caso não esteja efetua obrigatoriamente a instalação.

Mas há como evitar isto criando um arquivo MSJAVA.DLL "fantasma" para enganar o instalador: com o Bloco de notas crie um arquivo em branco. Clique em salvar e na caixa de diálogo faça os seguintes procedimentos:

  • Na lista de tipos de arquivo, selecione "Todos";
  • Altere o nome do arquivo para MSJAVA.DLL.

A pasta de salvamento por ser qualquer uma de sua preferência.

Criando o arquivo MSJAVA.DLL "fantasma"

Feito isto, mova o arquivo MSJAVA.DLL criado para a pasta C:\Windows. No alerta que é exibido, clique em Continue. Agora o instalador do Visual Studio 6 não irá mais instalar o anacrônico MS-Java.


Iniciando a instalação

Quando se abre o utilitário de instalação do Visual Studio 6 é exibido um alerta sobre compatibilidade. Clique em "Executar o programa..." para prosseguir.



A instalação continuará normalmente - vá passando as telas clicando em Next. Aceite o contrato de utilização e entre com a sua chave do produto. Na tela "Visual Studio 6.0 Enterprise Edition" selecione Custom. Na tela seguinte onde mostra a pasta para a instalação pode ser mantida a pasta padrão.



Selecionada a pasta, pode ser que o Windows exiba novamente o aviso sobre compatibilidade: selecione novamente a opção "Executar o programa..." para prosseguir. Na tela exibida, clique em Continue. Será exibida uma tela de confirmação da chave do produto, clique em Ok.




Em seguida o instalador procurará pelos componentes instalados. Em certas máquinas este procedimento levou alguns segundos apenas enquanto que em outras levou vários minutos - não há alternativa senão aguardar a sua conclusão.


Este procedimento pode levar até vários minutos


Opções de instalação

Na tela de opções de instalação que será exibida, deixe marcado apenas o item Microsoft Visual Basic 6.0. O Graphics é opcional, mas deixe todos os outros desmarcados. Feito isto, clique em Continue.




Os arquivos então serão copiados...




... e o sistema será atualizado.




Se tudo correu bem, a tela de finalização do processo será exibida.




O assistente se oferece então para instalar a documentação MSDN. Se você a possuir deixe mercado a opção Install MSDN, caso contrário a desmarque. 




Nas próximas telas não instale nenhuma das opções. Clique sempre em Next para prosseguir.




Finalmente, desmarque a opção de registro e clique em Finish para concluir. É recomendável também reiniciar o Windows.




Pós-instalação

Recomendo que seja instalado o Service Pack 6 para o Visual Studio 6, que é o seu último pacote de atualizações. Após isto é necessário um último ajuste para o perfeito funcionamento do Visual Basic 6. Na Tela Iniciar, clique com o botão direito no atalho do VB6 e selecione Abrir local do arquivo.




Em seguida, clique com o botão direito no objeto Microsoft Visual Basic 6.0 e selecione propriedades. Na tela exibida clique na aba Compatibilidade, marque a opção de executar como administrador e o modo de compatibilidade com o Windows XP. Clique em OK.




Ufa, tudo pronto! Agora o seu VB6 está rodando perfeitamente no Windows 8.X! Um grande abraço e até a próxima!





Veja também:

Comentários

  1. Velharia total uhhuhuhahahahahahaha eu uso algo semelhante no meu dia a dia de trabalho que é o Delphi 5, com BDE ainda coisa jurássica totalmente =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.. instalei o VB6 no W7 64 no entanto o componente MSGRID32.OCX não é aceito pelo W7.. sabe como procedo neste caso?
      Lembrando que não instalei nenhum PACK do MSDN....

      Onde baixo os paks do MSDN?
      vALEU

      Excluir
  2. Se funcionar, muito obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todas as máquinas que testei (algumas com Windows 8.X e outras com 7 - umas seis máquinas, além dos testes nas VMs) o "velho" VB6 funcionou sem problemas. Espero que no seu caso tudo funcione!

      Excluir
  3. Caro Michael Rigo.
    Parabéns. Funfou divinamente, até coloquei o sp6 e o msdn. Tá redondo.
    Obrigado. Acho que valeria você fazer um vídeo para o Youtube, porque lá só tem solução maluca que não funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! São depoimentos assim que renovam a minha disposição para prosseguir com o Blog! Quanto ao vídeo realmente é uma boa ideia, vou estudar com carinho. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Michael, você é do Rio? Caso seja daria uma consultoria? João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Curitiba... a consultoria seria sobre sistemas em VB6?

      Excluir
  5. É depois eu vi que eras de Curitiba. Era para instalar o VB6 no meu desktop. Eu instalei no início do ano passado no meu netbook não dessa forma, mas funcionou. Depois de um tempo o programa do VB deixou de funcionar dava erro de load, mas o executável que eu gerei funcionava ok. agora reformatei o netbooke vou tentar da sua forma. Embora as eu tenha o VB6 enterprise os forms de instalação são um pouco diferentes. Vou tentar hoje, depois te falo. Um abraço. Este sistema eu venho fazendo desde 82, já passou por varias linguagens, CMS, Adabas/Natural, Dbase 2, 3 Fox vb4 e por fim VB6 e não estou mais em idade de aprender outra linguagem. Um abraço. (Aposentei)

    ResponderExcluir
  6. Acabei de tentar, ele primeiro pediu para habilitar um acmboot de 16bits depois da a mensagem que falta o Acme setup? Estou no win 8. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não observei este erro nos meus testes... ele ocorre antes ou depois da tela de seleção de componentes a serem instalados? A mídia que utilizei é a do Visual Studio 6 Enterprise.

      Excluir
  7. Logo no início do setup. Coloquei o W 8.1, amanha vou testar. Quando fiz no inicio do ano passado só deu problema de ddl e ocx que não eram aceitas na versão 32bit. Troquei os objetos por outros e ai funcionou. Valeu amanha te digo. A minha também é VB6 Enterprise so q o W8.1 esta em português.Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Ola Amigo, uma pergunta:
    - Voce conseguiu compilar os programas sem erros? Se sim, este executavel gerado, se instalado em uma maquina com XP vai rodar tambem? Houvi relatos que se voce compilar um programa do vb6 no windows 7, so podera instalar seu sistema tambem no windows 7 ou mais recente.
    - E com relacao ao Crystal Reports, que acompanha o VB6, este foi instalado e funciona no windows 7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compilam sem erros. Quanto à compatibilidade dos executáveis gerados, o relato procede: executáveis gerados no Windows 7 só funcionam neste ou em versões superiores (já testei no Windows 8.X e 10 e funciona beleza). Para funcionar no Windows XP ele deverá ser compilado a partir do próprio XP (eu uso uma VM com o XP e o VB6 instalado somente para isto). Quanto ao Crystal Reports, não cheguei a testar.

      Excluir
  9. Olá.
    Muito bom.
    Se alguém tiver o mesmo problema para instalar o VB6 SP6 eu fiz o seguinte (que li num site, mas não lembro agora qual site) é que recebi a mensagem de erro:
    Setup is enable to open acmsetup.stf
    ENTÃO, APÓS extrair o pack do vbsp6
    eu renomei o arquivo sp698ent.stf
    para: acmsetup.stf
    E o VB6 SP6 foi instalado com sucesso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. preciso de sua ajuda Claudio Carvalho (claudioir3@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, peço a gentileza que seja utilizado o formulário de contato: http://www.michaelrigo.com/p/foxyform-functiond-t-var-g-d.html

      Excluir
  11. Muito bom, parabéns. Vou testar.
    Tenho instalado sempre com o VB6 , em sistemas com 32 bits, porque com 64 bits não gerou executável legal.
    Troquei de máquina e quando transferi o projeto, dá erro na abertura, não habilitando uns componentes. Como resolver isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viste?
      http://www.michaelrigo.com/2015/08/guia-definitivo-instalacao-operacao-vb6.html

      Excluir
  12. Cara otimo artigo muito eficiente pessoas como você que mudam o mundo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. caro amigo o meu não abre o instalador fica ampulheta e depois nada, o que fazer eu executo como administrador e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto ocorre antes ou depois da tela de seleção de componentes? Qual é a versão do Windows?

      Excluir
  14. Windows 7 64 bits eu clico la como administrador ai depois aparece a tela falando sobre a incompatibilidade, ai eu executo o programa depois ampulheta e depois mais nada acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já houve máquinas que tive que esperar uns dez minutos para a instalação prosseguir, sem brincadeira. Depende muito do que tem instalado no Windows. Você pode tentar também rodar o instalador em modo de compatibilidade com o Windows XP.

      Excluir
  15. ja fiz isso tudo, a solução foi formatar ai deu certo, mas obrigado ai :-), o que eu acho que tava acontecendo era que tinha algo fechando o instalador, pq nao estava mais sendo executado no gerenciador de tarefas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas no mundo Windows que só um format mesmo para resolver... rsrs :p

      Excluir
  16. Boa Tarde Michael Rigo, na empresa onde trabalho temos um sistema em VB6, acontece que de 2 anos pra cá o sistema apresentou lentidão quando usado em maquinas que acessam Banco(Warshal ou gbplugin), isso faz com que os listviews fiquem dando refresh e o print na tela fica linha a linha, bem devagar, vc ja teve algum problema parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas estes plugins são conhecidos por travarem as máquinas. Vale a pena testar se removendo tais plugins o desempenho volta ao normal.

      Excluir
  17. Uma das melhores ferramentas de desenvolvimento já criada para Windows. Jamais vai morrer! Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante, mas infelizmente o VB6 já mostra o peso da idade... como suporte a múltiplas threads e compilar para AMD64.

      Excluir
  18. meu VB6 da dando um erro 458....... como resolver ??

    ResponderExcluir
  19. Quando eu instalo o VB6 em uma maquina com o Windows x64, tenho que desmarcar a opção "Data Access", caso contrario a instalação trava e não reinicia para prosseguir com a instalação do MSDN.
    E os componentes do Data Access é necessário para o desenvolvimento do Data Report.
    Tem ideia de como contornar, pois se o Windows é x86, ele instala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Windows 7 x64 sempre instalei o Data Access. No 8.X e 10 x64 realmente nunca consegui instalar. Se você usa o 8.X ou 10, pode valer a pena criar uma VM com o 7 para esta necessidade específica.

      Excluir
  20. Olá ... muito bom seu artigo !

    Meu VB6 com SP6b estava tudo bem, no windows 8.1 32bits, passei para 64bits aí deu um problema estranho.
    Começou a ser apresenta uma mensagem ao compilar:
    Compile error: Can't find project or library
    Em comandos bestas: CHR() , STR()

    Pode me dar uma luz ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conferiu as referências dos projetos?

      Excluir
    2. já conferi !
      Somente formatei e passei de w3in7 32bits para win8.1 64bits.

      Acho que descobri ! ;(

      https://msdn.microsoft.com/nb-no/vbrun/ms788708(en-us).aspx

      Pode ser SP6b !

      Excluir
  21. Estou com problema no tipo bollean que está vindo como verdadeiro/falso em vez de vir true/false. Sabe como posso resolver? Como sei que Service Pack estou no VB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à variável boolean, nunca vi nada parecido. Talvez alguma DLL do VB6 pode ter sido sobrescrita, mas é apenas uma suposição. Se você der um MsgBox variável o que é retornado?

      Quanto ao SP, basta acessar o menu Help - About Visual Basic que aparece a versão do Service Pack instalado, por exemplo, "Visual Basic 6.0 (SP6)". Se aparecer apenas "Visual Basic 6.0" significa que não há nenhum SP instalado.

      Excluir
    2. Está retornando como verdadeiro ou falso.
      Só preciso instalar o SP que resolveria meu problema, pois não tem nenhum instalado e quando vou instalar dá erro "Visual Studio 6.0 Service Pack 6 Setup was NOT completed successfully."
      Deve ser porque não é compatível ao Windows 8.1

      Excluir
    3. Aqui consegui instalar o SP6 em vários PCs com Windows 7, 8.1 e 10 sem problemas. Tente rodar o instalador do SP6 como administrador e no modo de compatibilidade com o Windows XP.

      Excluir
  22. joaquim:
    a mim nao funcionou e eu acredito saber o motivo: a ultima desinstalaçao nao foi concluida com sucesso.
    podes me ajudar a fazer 1 desinstalaçao completa?

    ResponderExcluir
  23. Está tudo a correr bem! Apenas que na fase "Actualizando o seu sistema" já estou há cerca de uma hora à espera. O Gestor de Tarefas, contudo, não dá a execução como não respondendo. Pode ajudar-me p,f.? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentou interromper a instalação pelo gerenciador de tarefas, reiniciar o Windows e rodar o instalador novamente?

      Excluir
  24. Caro amigo, instalei e está muito bom, mas não consigo instalar o service pack 6, poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  25. bom dia, aonde consigo baixar o VB6?

    ResponderExcluir
  26. bom dia, no meu windows 10, quando entra na parte do update do registro ele fica lá por minutos sem fim e não conclui. (setup is updating your system...) o que eu faço ?
    grato

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Excelente tutorial! Funcionou muito bem!

    Também utilizo o VB6 para dar manutenção em aplicações antigas e não tenho tempo de desenvolver novas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário