Pular para o conteúdo principal

O 386 que queria ser 486 #4

Na quarta parte desta série mostrarei o bravo 386 rodando algumas aplicações diretamente no Windows NT 3.51. Vale a pena conferir!


Escritório

O AMD 386 DX de 40 MHz deu conta de rodar o clássico Microsoft Office 4.3 numa boa. Esta versão do Office traz o Excel 5, o PowerPoint 4 e o Word 6, este mostrado abaixo:


O Access 2 também faz parte da edição “Professional” do pacote:


Ele sempre foi a aplicação mais divertida do Office, pois nele é possível fazer verdadeiros “pequenos sistemas” usando o seu editor de tabelas, além do gerador automático de formulários para criar as telas.


Desenvolvimento

Falando em “sistemas”, aqui temos a primeira versão do Visual Basic para Windows. Vale lembrar que o seu equivalente para MS-DOS já foi mostrado aqui.


Programar no VB sempre foi uma grande curtição:



Web

Talvez o melhor navegador compatível com o NT 3.51 seja o Internet Explorer 5. Ele até consegue abrir alguns sites como o Google:


Mas os seus certificados brutalmente desatualizados não permitem ir muito além na Web moderna. Testei também o Retrozilla, ele até instala numa boa mas não abre. Provavelmente deve usar alguma instrução não disponível no 386.


Além da questão dos certificados também há a limitação de hardware, onde a renderização de simples páginas é muita areia para o caminhãozinho do 386. Mas no NT isso não é problema: basta encerrar a tarefa que o sistema volta a responder como se nada tivesse acontecido. Nos Windows 3.X ou 9X certamente seria necessário reiniciar o PC.


Multimídia

Ao contrário do que ocorreu com o 286, a suíte do Microsoft Video for Windows 1.0 foi executada pelo 386 com um pé nas costas.


Ouvir CDs de música também não é um problema, desde que o cabo de áudio analógico esteja corretamente instalado e conectando a unidade de CD à placa de som.



Por fim, vale lembrar que todas as postagens sobre o 386 estão aqui. Até a próxima!

Comentários

  1. Essa é uma bela postagem! Depois da montagens, instalação de sistema operacional, temos o ápice que é ver como o 386 poderoso se comporta na prática! Realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  2. O Windows nt é excelente, só decepciona em drivers que tem que ser de nt e não funciona os de Windows 3x e 9x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi apenas no 4.0 que o NT passou a ter mais atenção dos fabricantes para os drivers.

      Excluir
  3. Recentemente vi um vídeo do LGR (https://www.youtube.com/watch?v=6bODiZ5bP84) onde ele mostra PCs chineses 386 clone que ele comprou no Aliexpress. Parece que os PCs já vem de fábrica rodando DOS e tudo mais! Depois vou ver se consigo achar achá-los nosite para comprar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário