Pular para o conteúdo principal

XPCBox #2

Confira como foi a montagem do XPCBox, a verdadeira máquina de jogos da PC Master Race que “esmaga” qualquer console.

Atualização de janeiro de 2024: confira aqui a nova montagem deste projeto.


Não há melhor forma de iniciar do que com o lindo Ryzen 7 5800X3D espetado no lendário soquete AM4:


Aqui temos os dois SSDs nos respectivos conectores M.2. O Kingston acima está “pendurado” pois a fixação é feita pelo dissipador de calor.


Avançando com a montagem, foram adicionados os dois módulos de memória e o bloco do watercooler, além do já citado dissipador de calor do primeiro SSD.


Montagem concluída!


Logo após o término da montagem notei que a RTX 2080 Ti estava um tanto quanto empenada pelo seu próprio peso, o que acabava por forçar também o slot PCI Express da placa-mãe. Assim fiz esta pequena gambiarra adequação técnica para mantê-la alinhada e evitar problemas futuros - e olha que comparada com os tijolos atuais até que a 2080 Ti pode ser considerada “peso leve”...


Neste gabinete o radiador do watercooler fica instalado no painel frontal. Como o Deepcool Castle 280 RGB é meio “cabeçudo” na parte superior o acesso à baia de 5,25” ficou bloqueado, o que não é um grande problema pois não será usada uma unidade óptica neste projeto.


A placa-mãe MSI B550M Mortar vem com o espelho traseiro fixo, o qual ficou bem estiloso:


Montagem concluída! As ventoinhas com os LEDs azuis acompanham o gabinete.


Para ficar um pouco menos carnavalesco configurei os LEDs do watercooler também para um tom azul. 


Positivo e operante! 👊


Realmente este PC ficou uma bela máquina de jogos. A imensa quantidade de cache do 5800X3D de fato faz diferença, ainda mais pois eu jogo em uma resolução relativamente baixa (2560 X 1080). Também contribui para um melhor desempenho o arranjo com apenas um CCD. 

Por exemplo, no Flight Simulator 2020 (que ao lado do FIFA 23 é um dos jogos que eu mais curto atualmente) o ganho em relação ao Ryzen 9 3950X que eu usava antes foi acima dos 20 FPS chegando perto dos 140 FPS na média, o que é algo muito apreciável. Outro ponto positivo é que o suporte ao PCI Express 4.0 permitirá uma boa longevidade para este PC, principalmente em uma eventual troca da placa de vídeo.

Finalmente, todas as informações sobre este projeto estão aqui. Um abraço e até o próximo!

Comentários