Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: AMD Ryzen 7 5800X3D

O Ryzen 7 5800X3D foi o derradeiro processador lançado para a guerreira plataforma AM4, sendo também o primeiro da AMD a trazer o conceito de “3D V-cache”. Veja aqui uma breve apresentação e alguns benchmarks dele.


Eis a embalagem:


E eis o bichão! 👹


Ah, como é bom tirar o selinho… 💓


O conteúdo do pacote: o lindo 5800X3D, um adesivo para o gabinete e um folheto com instruções genéricas. Ele não vem com um cooler.


As especificações do Ryzen 7 5800X3D são as seguintes:

  • Plataforma AM4;
  • Microarquitetura Zen 3 (nome código “Vermeer”) com litografia de 7 nm;
  • Oito núcleos e dezesseis threads;
  • Frequência base de 3,4 GHz e boost de 4,5 GHz;
  • Controladora de memória DDR4 de dois canais, com a frequência oficial máxima de 3.200 MHz;
  • Cache L1 de 512 KB, L2 de 4 MB e L3 de 96 MB;
  • Vinte linhas PCI Express 4.0;
  • TDP de 105 W.

Vale lembrar que a AMD orientou os fabricantes de placas-mãe a bloquear o ajuste do multiplicador de frequência quando um 5800X3D é instalado, tanto por questões de estabilidade de tamanha quantidade de cache quanto térmicas (de fato este chip é um pouco mais “esquentadinho” do que os Ryzen convencionais, justamente devido ao acréscimo do cache). Ao meu ver não há nenhum motivo mesmo para "overclockar" um 5800X3D, que já entrega a melhor performance possível out of the box.


Convenhamos, é um feito e tanto de engenharia colocar tanto cache em um chip tão singelo. Basicamente, a tecnologia chamada pela AMD de “3D V-cache” consiste em um “segundo andar” no encapsulamento do chip contendo nada menos do que 64 MB de cache L3, que somado aos 32 MB originais resulta em impressionantes 96 MB.


Benchs

O Ryzen 7 5800X3D foi testado em conjunto com a placa-mãe MSI B550 Mortar, 16 GB de RAM DDR4-3600 Corsair Vengeance, a clássica placa de vídeo de testes do blog GeForce GTX 1070 e o Windows 10 22H2 instalado no discoringa bombado.

Os resultados foram os seguintes:


Comparando com os demais processadores já testados pelo blog, a combinação da microarquitetura mais recente com a grande quantidade de cache fez o 5800X3D dominar todos os testes que envolvam uma menor quantidade de threads (em alguns deles por uma boa margem), o que para aplicações como jogos é algo excelente.

Até a próxima!

Comentários

  1. O pessoal do fórum Clube do Hardware recomenda-o direto como melhor processador AM4 para jogos. Para aplicativos profissionais, o Ryzen 9 5900X supera-o por causa dos núcleos adicionais, que, para jogos, não fazem grande diferença considerando o maior preço.

    É uma pequena besta esse chipzinho. 👿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, para trabalho já tenho o meu 3950X que é excelente.

      Excluir

Postar um comentário