Pular para o conteúdo principal

RIP Corsair MP600

Quem disse que SSDs não morrem? 💀


Os primeiros testes do meu próximo projeto mostraram uma grande instabilidade, com o Windows 11 constantemente apresentando a notória Tela Azul da Morte com o erro CRITICAL_PROCESS_DIED. Como a descrição deste erro é genérica abrangendo desde falhas de hardware até problemas com drivers, o diagnóstico não foi trivial.

Notoriamente o principal causador deste tipo de erro no Windows é a RAM, e assim resolvi deixar o equipamento rodando o MemTest por algumas horas. Nenhuma falha foi encontrada. Então lembrei-me que, quando o PC estava usando o discoringa bombado como unidade de boot para testar o Ryzen 7 5800X3D, não houveram quaisquer registros de instabilidades. Isto afastou a hipótese de problemas na placa-mãe e até mesmo no processador.

Por fim, percebi um outro comportamento estranho: sempre que ocorria a tela azul o SSD Corsair Force MP600 não era mais detectado pela placa-mãe, sendo necessário desligar o sistema e aguardar em torno de 30 minutos para que o mesmo fosse novamente detectado. Foi o que confirmou o diagnóstico, pois bastou substituí-lo por outro SSD que o PC ficou totalmente estável.

O MP600 com o dissipador removido

Não faço ideia do que causou o problema. De qualquer modo, fica o alerta: embora ocorra em uma escala muito menor do que os discos mecânicos, o SSDs também falham. Boas práticas de backup jamais devem ser negligenciadas.

Comentários

  1. Tambem perdir um SSD (SUV500) kingston 240GB

    ResponderExcluir
  2. Sempre tem uma primeira vez para "QUASE" tudo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que deve ser porque ele fica muito tempo ligado, geralmente ssds ou HDs que ficam muito tempo trabalhando tem mais chances de falhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável, pois essa máquina fica ligada facilmente umas 12 horas por dia.

      Excluir

Postar um comentário