Quem disse que SSDs não morrem? 💀
Os primeiros testes do meu próximo projeto mostraram uma grande instabilidade, com o Windows 11 constantemente apresentando a notória Tela Azul da Morte com o erro CRITICAL_PROCESS_DIED. Como a descrição deste erro é genérica abrangendo desde falhas de hardware até problemas com drivers, o diagnóstico não foi trivial.
Notoriamente o principal causador deste tipo de erro no Windows é a RAM, e assim resolvi deixar o equipamento rodando o MemTest por algumas horas. Nenhuma falha foi encontrada. Então lembrei-me que, quando o PC estava usando o discoringa bombado como unidade de boot para testar o Ryzen 7 5800X3D, não houveram quaisquer registros de instabilidades. Isto afastou a hipótese de problemas na placa-mãe e até mesmo no processador.
Por fim, percebi um outro comportamento estranho: sempre que ocorria a tela azul o SSD Corsair Force MP600 não era mais detectado pela placa-mãe, sendo necessário desligar o sistema e aguardar em torno de 30 minutos para que o mesmo fosse novamente detectado. Foi o que confirmou o diagnóstico, pois bastou substituí-lo por outro SSD que o PC ficou totalmente estável.
![]() |
O MP600 com o dissipador removido |
Não faço ideia do que causou o problema. De qualquer modo, fica o alerta: embora ocorra em uma escala muito menor do que os discos mecânicos, o SSDs também falham. Boas práticas de backup jamais devem ser negligenciadas.
Tambem perdir um SSD (SUV500) kingston 240GB
ResponderExcluirEsse é o primeiro que eu perco.
ExcluirSempre tem uma primeira vez para "QUASE" tudo.
ResponderExcluirhahahahahahahahaha entendedores entenderão
Excluir