Pular para o conteúdo principal

286 turbinado #9

Nesta derradeira postagem sobre o valente Harris 286 mostrarei uma pequena adequação na sua montagem, e também uma tentativa de fazê-lo navegar na Web contemporânea.


Melhorando o armazenamento

Revisando a montagem do 286 achei adequado melhorar a instalação do disco rígido Quantum Fireball de 640 MB. Embora deixá-lo na vertical como ele estava antes teoricamente não ocasionaria problemas de confiabilidade, para mim sempre pareceu algo um tanto quanto deselegante e improvisado. Desta forma, obtive um adaptador de baia de 5,25” para 3,5”:


Agora ele pode ficar bem melhor instalado no gabinete, sem aquele ar de gambiarra como estava antes:


Entretanto, isto só foi possível pois eu finalmente consegui achar um esquemático confiável sobre a configuração dos jumpers da placa de som Sound Blaster 16, principalmente aqueles que ajustam o endereçamento da sua porta IDE. Assim a unidade de CD Creative 32X foi conectada diretamente à placa de som e cada dispositivo passou a usar um cabo flat exclusivo.


Sem a limitação que era imposta pelo compartilhamento do cabo o disco Quantum pode ser melhor instalado no gabinete.


A interface IDE da SB16 foi configurada como a secundária (endereço de I/O 170 e IRQ 15), bastando apenas ajustar os parâmetros da carga do driver SBIDE.SYS para o perfeito funcionamento da unidade de CD. Como a placa de I/O Goldstar Prime possui apenas uma porta IDE não houve conflito.


Todas as unidades de armazenamento estão positivas e operantes, inclusive a de rede. 😎


A tentativa de navegar na Web

Dadas as limitações do sistema busquei um navegador em modo texto que não exigisse um 386 ou superior para funcionar, e as opções ficaram limitadas ao DOSLynx e o Arachne. O ponto de partida foi a configuração do packet driver para a linha de placas de rede NE2000 e compatíveis (como a que está instalada no 286), o que é requerido por ambos os navegadores.


A primeira tentativa foi com o DOSLynx, que executa sem nenhum problema.


Porém ao tentar abrir ou baixar qualquer endereço remoto o navegador fecha sozinho e o velho prompt do MS-DOS é exibido…



Achando que pudesse ser falta de memória removi a carga de todos os componentes possíveis do CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, incluindo o cliente para as unidades compartilhadas de rede (MS Client) que não é requerido pelos navegadores, mas nada feito. O problema persistiu.

Assim parti para o Arachne, que infelizmente faz o 286 congelar assim que é executado (só volta com um hard reset) mesmo com o máximo de memória liberado, não me deixando outra alternativa senão dar por encerrado os esforços de fazer o 286 navegar na Web.

De qualquer modo, o 286 fez muita coisa apesar das suas limitações: conectou à rede local, rodou jogos e aplicativos de escritório, e também conseguiu até mesmo executar conteúdos multimídia tais como CDs de áudio e arquivos de vídeo. Nada mal!

Um abraço e até o próximo projeto!

Comentários

  1. Que pena que não deu certo :(, agora que o projeto do 286 acabou, e os seus xt's, você ainda tem alguma placa xt que funciona? Você agora podia fazer um novo projeto com uma placa xt 8088

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arachne é muito melhor pra 386, não pra 286, talvez ele reiniciou a máquina por falta de memória, é que eu tinha visto num post, os caras executando ele em um 286, mas o 286 tinha 8 MB de ram! Agora o lynx não entendi porque ele não funcionou, ele requer um 8088 pra funcionar, mas sendo chato de novo: olha esse browser: https://www.osnews.com/story/134400/the-microweb-dos-web-browser/, esse roda com menos de 640kb de ram, então........................ se ele funcionar no 286, poderia fazer um post? Eu sinceramente tô pedindo isso porque as vezes eu testo essas coisas no emulador pcem e fico curioso pra saber se funciona de verdade na vida real em um computador de verdade

      Excluir
    2. Cara se esse browser crashar eu acho que seu 286 tem algum problema de ram porque ele crashou o vídeo for Windows 1.0 algo que não aconteceu no meus testes do pcem com 1 Mb de RAM e crashou esses browser também. Cara... pode ser um triste problema de memória,testa ela com o programa check it pra ver se ela tá ok

      Excluir
    3. Tranquilo, quando tiver um tempinho testo com esse outro browser. Ainda tenho uma placa 8088/V20, o maior problema é achar uma opção de armazenamento viável para ela. Até tenho uma plaquinha ISA de 8 bits com um EEPROM contendo o XT-IDE, mas por algum motivo que desconheço ele não reconhece nenhum cartão CF ou disco rígido que eu tenho.

      Excluir
    4. Quanto às memórias, elas estavam OK na última vez que testei elas (um pouco antes de eu começar o projeto). Acredito que os problemas sejam mesmo pela falta de memória em si.

      Excluir
    5. Tenta um cartão cf industrial

      Excluir
    6. Já testei com dois WD Silicon Drive, que dizem ser industrial... além de CFs "normais" (dois SanDisk), sem sucesso infelizmente.

      Excluir
  2. O 286 foi um processador muito subestimado infelizmente, já que a maioria esmagadora usava o DOS, limitado a 1MB, quase todos na época usavam como um 8088 de luxo, já que era 4x mais rápido que a geração anterior nas mesmas tarefas.
    A Intel também acelerou a morte dos 286 lançando a versão "Celeron" dos 386 em 1988.
    Alguma sobrevida teve graças aos clones, que ajudaram a manter o preço baixo e popularizar o PC, se dependesse da Intel....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. Digo que 99,99% dos 286 foram usados a vida toda como "8088 bombados".
      E pensar em ele executa códigos de 16 bits mais rápido do que o 386 SX....

      Excluir

Postar um comentário