Pular para o conteúdo principal

Naked Avenger #2

Nesta postagem mostrarei o funcionamento do Avenger como veio ao mundo e a instalação do icônico Windows 7 em uma plataforma moderna.


Este agora é o “habitat natural” do Naked Avenger: engavetado, literalmente!


Entretanto, se chamado à ação não titubeia e está sempre positivo e operante! 👊


Qual é a necessidade de um equipamento voltado para testar placas de vídeo estar em um gabinete? Diretamente na bancada fica muito mais prático e ocupa muito menos espaço.


Windows 7 em um comédia lake? Pode isso Arnaldo?

Apesar de oficialmente não haver suporte, com alguns tweaks é possível instalar o velho e bom Windows 7 mesmo nas últimas plataformas da Intel e AMD. O primeiro passo é ativar o módulo CSM em todas as interfaces para habilitar o modo de legado:


O maior problema de rodar o 7 em plataformas modernas é a falta de drivers para a controladora USB das mesmas, o que pode ser um impeditivo principalmente caso o seu teclado e/ou mouse sejam neste padrão.

Após alguma pesquisa encontrei este utilitário (cuja captura de tela tomei a liberdade de reproduzir abaixo) que inclui os drivers necessários na imagem de instalação do sistema. O uso é muito simples: basta indicar a localização da imagem ISO do Windows 7 (ou inserir o DVD caso esteja em uma mídia física) e deixar o software fazer o trabalho duro.

Ao final será gerada uma nova imagem ISO modificada, que pode ser transferida para um pendrive usando o Rufus ou qualquer outro software similar.


Basta iniciar o PC pelo pendrive que a instalação prosseguirá normalmente. Em plataformas modernas com SSDs PCIE o Windows 7 simplesmente voa, é impressionante!


Como ficou o particionamento do SSD. Vale lembrar que o discoringa bombado será usado como unidade de armazenamento auxiliar.


Por fim, vale lembrar que todos os detalhes sobre este projeto estão aqui. Até a próxima!

Comentários