Pular para o conteúdo principal

Pesos de papel RGB

Eu ando cagado mesmo. Ganhei quatro pesos de papel, mas não são pesos quaisquer: eles tem RGB, o que garante muito mais desempenho ao segurar o papel! 🤡


Talvez os leitores mais antigos se lembrem, mas há algum tempo venho lutando com a falta de estabilidade oriunda da RAM do meu PC. Depois deste primeiro episódio tudo parecida ter estabilizado mas o problema voltou com força total agora.

Ontem tive vários travamentos e kernel panics no Debian (para travar o Debian o hardware tem que estar ruim, mas muito ruim!), até um momento em que o PC reiniciou sozinho e não voltou mais, acendendo o LED indicador de problemas no subsistema de RAM:


Fiz um Clear CMOS e testei os módulos individualmente para isolar algum que estivesse defeituoso, porém com todos o resultado foi o mesmo:


Coloquei outros módulos que estavam “sobrando” aqui (dois XPG Gammix de 8 GB cada) e o PC deu vídeo de primeira. Com o equipamento novamente operacional resolvi tentar uma atualização de firmware, e na página da Asus havia uma bem recente que prometia “melhorar a performance e estabilidade do sistema”. Vai que resolve?

Atualizações de firmware sempre possuem fortes emoções! 😱


Entretanto, mesmo com o firmware atualizado a falha continuou. 😕

Para isolar definitivamente o problema resolvi testar os módulos problemáticos um a um em outro PC de uma plataforma completamente diferente (Intel), mas o resultado foi o mesmo:


Resumo da ópera: os quatro módulos G.Skill estão mortinhos da silva. Nos 26 anos que trabalho com PCs nunca vi isso (todos os módulos darem problemas ao mesmo tempo), geralmente é apenas um deles que “dá pau”. 

A minha suspeita é que eles vieram com alguma falha de projeto, de construção ou ainda com chips DRAM problemáticos, o que foi se manifestar definitivamente agora. Ouvi dizer que a G.Skill dá garantia vitalícia nos EUA e demais países civilizados, mas aqui não faço ideia de como funciona, ainda mais pois obtive os módulos por um meio “não oficial” (entendedores entenderão). Acho que vou ficar no prejuízo. 💸

Os meus novos pesos de papel RGB

O pior é que continua sendo um péssimo momento para comprar hardware, além de que era algo completamente fora dos meus planos. Mas o meu trabalho depende fortemente de máquinas virtuais e assim ficar com “apenas” 16 GB de RAM é contraprodutivo para mim - até mesmo os 64 GB em algumas situações já “enchiam”, para vocês terem uma ideia! Enfim, resta-me procurar por kits DDR4 certificados para AMD na configuração de dois módulos de 32 GB (o que favorece a estabilidade), parcelado em trocentas vezes no cartão e com nota fiscal dessa vez.

Isso sem falar do tempo que me tomou todo este diagnóstico. Eu estava preparando um material bem legal para o blog que terá que ficar para a semana que vem. É só prejuízo. 😖

Comentários

  1. Muito azar mesmo. Tenho 4 módulos G.Skill TridentZ Neo de 16GB (totalizando 64) no meu PC há 2 anos sem problemas. tenho 2 módulos Ripjaw no notebook também sem problemas há 4 anos (que foram usados para substituir 2 módulos corsair vengeance defeituosos - 1 deles). G. Skill costuma ser de ótima qualidade. Mas eles usam muitas módulos diferentes (Samsung, Micron, SK Hynix...vai saber)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu peguei os módulos de fontes "não oficiais", pode ser até que eles façam parte de algum lote defeituoso. Vai saber!

      Excluir
  2. Respostas
    1. E o que mais dói é que este PC é o primeiro em muitos anos que roda com tudo em stock, nem overclock eu fiz nas memórias.

      Excluir
  3. Infelizmente estamos em uma época muito ruim para comprar hardware novo por conta dos preços abusivos! No ano passado só comprei um PC novo para trabalho porque é direcionado para atividades profissionais, mas meu bolso ficou "doendo" bastante. Meu antigo note HP (Core I3 e 8 GB de RAM - que usava para fins profissionais) já está com 9 (nove) anos e estava "pedindo socorro", tanto que troquei o HD por um novo para ver se ele dura, pelo menos, mais uns 4 anos! Eu não tenho Kernel Panic em minhas máquinas há uns 13 (treze) anos felizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá complicado mesmo. Os preços dos kits de 2x 32 GB estão pela hora da morte, o bolso vai doer pra carvalho!

      Excluir

Postar um comentário