Pular para o conteúdo principal

Windows Server 2019 (Parte 8 – Gerenciando o Active Directory)

Na derradeira parte da série sobre o Windows Server mostrarei funções avançadas do Active Directory, tais como políticas de grupo e usuários do domínio.


Políticas de grupo

Após termos instalado e configurado o Active Directory, chegou a hora de incluirmos funções avançadas ao serviço. Para tanto abra o utilitário Gerenciamento de Política de Grupo que fica na pasta Ferramentas Administrativas do menu Iniciar.


Clique então com o botão direito sobre o nome do domínio e selecione a primeira opção:


Na postagem sobre o servidor de atualizações WSUS mostrei como configurar manualmente as estações de trabalho para trabalharem com o WSUS. Aqui demonstrarei como criar uma política de grupo que automatiza esta configuração.


Clique em OK:


A política criada aparecerá sob o nome do domínio. Selecione a mesma e clique com o botão direito, escolhendo Editar… no menu que é exibido:


Será aberto o editor:


Para configurar a política do WSUS navegue pelas pastas Configuração do computador – Modelos administrativos – Componentes do Windows e finalmente Windows Update:


Abra o item Especificar o local do serviço de atualização na intranet da Microsoft. No mesmo, clique na opção Habilitado e forneça o endereço com o IP do servidor WSUS seguindo pela porta (que por padrão é a 8530), conforme o exemplo abaixo:


Aproveitaremos também para resolver outra questão chata do Windows Update, que é a instalação automática de drivers. Para tanto, abra o item Não incluir drivers com as atualizações do Windows, selecione a opção Habilitado e clique em Aplicar > OK.


Os detalhes da política deverão ser exibidos no gerenciador:


Criando usuários

Voltando à pasta Ferramentas Administrativas, abra o utilitário Usuários e Computadores do Active Directory. Com o domínio selecionado, clique no botão Criar um novo usuário no contêiner atual:


Entre com os dados do usuário:


Bem como com a senha e demais opções de configuração:


Basta clicar em Concluir para finalizar o processo. Vale lembrar que por padrão são criados usuários sem privilégios administrativos, para alterar isto acesse as propriedades do usuário e o insira do grupo de administradores do domínio.


Bônus: Ingressando estações ao domínio

Para ingressar uma estação ao domínio, basta entrar nas Propriedades do Sistema, selecionar a guia Nome do Computador e, por fim, clicar no botão Alterar…:



Marque a opção Domínio e entre com o nome do mesmo:


Entre com a conta de usuário que criamos anteriormente:


Tudo certo! Basta agora reiniciar o PC para fazer login no domínio. Vale lembrar que o Windows 10 Home não suporta a integração a um domínio, apenas o Pro e superiores.


Esta foi a última postagem sobre o Windows Server 2019. Nesta série eu mostrei várias “receitas de bolo” para colocar um servidor no ar rapidamente sem dores de cabeça, com as principais funções como o DHCP, NAT, WSUS e o Active Directory - todas elas estão aqui.

É claro que o sistema tem muito mais recursos, mas para falar sobre todos eles eu teria quase que escrever um livro, e este não é o meu objetivo. De qualquer modo espero que este material lhe ajude de alguma forma, peço apenas que a fonte seja citada no seu trabalho. 😉

Comentários