Dad PC (Parte 1 – Apresentação dos componentes)

O PC do meu velho pai estava precisando de uma atualização. Veja a seleção dos componentes!

Guerreiro por muitos anos, o PC do meu honrado pai já estava começando a mostrar sinais de (muito) cansaço. Ele era baseado na plataforma soquete LGA 775, com um processador Pentium Dual Core E5400, placa-mãe Gigabyte G41M-ES2L (chipset Intel G41), 4 GB de RAM DDR2-667 e o vídeo era o presente no chip ponte norte. O que garantiu a sobrevida deste equipamento foi adição de um SSD Kingston V300, permitindo que ao menos a carga do sistema operacional e dos aplicativos fosse bem otimizada.

Hora de descansar, guerreiro!

Como o meu pai usa o PC para tarefas básicas, como o MS Office e navegar na Web, este equipamento o atendeu por muito tempo. Mas, além das limitações do hardware, a idade dos componentes começou a pesar e o PC já não tinha mais a estabilidade de outrora, me motivando a montar outro equipamento para ele com o que eu tinha disponível aqui. Vamos aos componentes!

Processador – AMD A8 9600

Não é exatamente o estado da arte atual dos chips x86 (afinal, sua microarquitetura é derivada da Bulldozer dos primeiros FX), mas perto do Pentium E5400 é um bom avanço. Conta com quatro núcleos e uma GPU integrada Radeon R7, que dá para o gasto em aplicações menos exigentes. Detalhes.

Placa-mãe – Asus Prime A320M-K

A grande vantagem das APUs Bristol Ridge é o fato de serem compatíveis com o soquete AM4, o que garante um ótimo caminho de upgrades mesmo em placas-mãe A320 simples como esta Asus. Detalhes

RAM – 8 GB Kingston DDR4-2400

Compreende dois módulos de 4 GB em dois canais, o que melhora o desempenho da GPU integrada.

SSD – Kingston V300 de 60 GB

Com espaço suficiente para o sistema operacional e a maioria dos softwares, foi o que permitiu dar uma sobrevida à configuração anterior e será mantido aqui.

Disco rígido – WD Green de 250 GB

Com interface SATA-300, é uma unidade básica ao extremo. Como o PC não será usado para jogos, é o suficiente.

Unidade óptica – DVD-RW Asus

Para ler CDs e DVDs antigos. Detalhes.

Fonte de alimentação – Cooler Master de 350 W

Uma vez que não será usada uma placa de vídeo dedicada, é uma fonte adequada para a configuração.

Os componentes que serão aproveitados do PC antigo

Gabinete - Nox Coolbay MX2

Discreto e não ocupa muito espaço. Detalhes.

Sistema operacional – Windows 10 Pro

Como o Windows já foi ativado nesta placa-mãe, vai de brinde! 😎

Até a próxima parte! 

Comentários

  1. Estou curioso pelo desempenho da configuração. Imagino que um Gta 4 deva rodar bem nessa configuração. Gta v deve rodar com mais dificuldade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu já entreguei o PC e assim não deu para testar com muitos jogos... o GTA IV deve ir melhor, já o V também acredito que vai sofrer um bocado.

      Excluir
  2. Imagino que GTA 4 rode bem, pois eu rodo o jogo com texturas no médio e em resolução de 1024x768 num Pentium G3220 (Haswell), 8GB RAM DDR3, HD Graphics, com um bom frame rate. GTA V eu ainda não testei, mas pelos reviews que eu vi na internet (PC baratinho da adrenaline haha), o GTA V sobrecarrega o pobre dual core, deixando o framerate inconstante. Nesse review, o A8 5600K é suficiente para rodar o GTA V (embora fique em 100% muitas vezes), então imagino que este A9 seja um pouco melhor.

    Link: https:// adrenaline .com .br /artigos / v / 34044/ pc-baratinho-para-jogar-versus-gta-v-mk-x-battlefield-4-e-farcry-4

    ResponderExcluir

Postar um comentário