Montando o PC dos sonhos em 1996 (Parte 5 – Reboot)

Sim, os meus projetos passados não estão esquecidos!  De tempos em tempos atualizarei eles com novas características, e o escolhido para ser o primeiro foi o clássico absoluto Pentium Pro. Vamos que vamos!


Como todos sabem, por uma característica de design o Pentium Pro não se dá muito bem com código de 16 bits. Assim decidi tornar ele um PC 32 bits puro, rodando apenas o igualmente clássico Windows NT 4.0 Workstation SP6. Nada de sistemas de operacionais de 16 bits como o Windows 3.X ou híbridos 32/16 bits como o Windows 9X! 😎

Mas no caso deste PC em particular, talvez por alguma peculiaridade da placa-mãe soquete 8 Soyo 6FA, placas ISA Plug And Play como a Sound Blaster AWE64 que equipa o projeto apresenta um comportamento errático com o NT 4: às vezes o sistema simplesmente não detecta a placa. Assim entra esta Sound Blaster Ensoniq PCI:


De cima para baixo: placa de vídeo 2D Matrox Millennium, placa 3D 3dfx Voodoo, placa de som Sound Blaster Ensoniq e a placa de rede NE2000 compatível. Que coisa linda! 😍


Com o NT 4 instalado, vejam as especificações de alguns componentes levantados pelo CPU-Z:





Como é um NT puro, nada de FAT no disco rígido!


O atemporal CD Player do Windows. Como eu lembrei recentemente, usei muito ele enquanto trabalhava.


O Pentium Pro até aguenta encarar um MP3! 👊


Navegando com o Internet Explorer 6. Ele até abre o Google, mas qualquer site https é muita areia para o caminhãozinho dele...



Talvez o melhor navegador compatível com o NT 4.0 seja o Mozilla Firefox 2.0.0.20.


Ele até consegue abrir a página inicial do blog, porém exibindo um monte de erros de certificado (algo esperado), além de ter levado facilmente mais de cinco minutos para renderizar a página usando 100% do processador.



Com o Netscape Communicator 4.8 aconteceu o mesmo que o IE 6: só abre o Google e nada mais.


A tela inicial que é exibida ao inserir o CD do Office 95. Inesquecível!


O Access sempre foi o software mais divertido do pacote...


É isso aí! Pretendo de tempos em tempos revisitar algum dos meus projetos ainda ativos. Até o próximo!

Comentários

  1. https://www.cpuid.com/news/66-cpu-z-vintage-edition.html

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Retro novamente!
    Belo projeto!!!
    É uma pena que a AWE64 não funcionou corretamente. É uma bela placa!
    No meu pentium mmx 233, Win XP pro sp2, acontece um problema que não consegui solucionar. Quando conecto na internet, consigo baixar pacotes como por exemplo alguma atualização de algum software, mas qualquer navegador que tento abrir não se conecta com nada. É como se não tivesse conexão física com a internet. Não que eu vá querer navegar na net com esse micro!!! Só como curiosidade, pois antigamente quando ainda morava no Brasil, eu conseguia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou a fim de terminar a série Rebuild (tem mais 3 PCs que me falta montar), para depois fazer uns projetos retro bem loucos que estou na cabeça.

      Quanto ao problema de navegação, será que o XP não está configurado para usar algum proxy ou algo semelhante? Pois muitos navegadores usam a configuração do Windows como padrão.

      Excluir
  3. Coisa linda ver esse Pentium Pro funcionando... Cara, tem um programa para tocar MP3 que dá pra aliviar bastante a CPU... WinPlay 3 é o nome dele... consegui reproduzir MP3 perfeitamente até num 486. Ah... outra coisa... tu é fã de Black Sabbath? Eu sou e vi esses monstros em Porto Alegre na turnê de despedida em 2016!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou muito fã do Sabbath. Sorte sua ter conseguido ver as lendas ao vivo!

      E valeu pela dica do WinPlay 3. :-)

      Excluir

Postar um comentário