Pular para o conteúdo principal

A difícil vida do entusiasta de hardware no Huezil

O poderoso Ryzen 9 3950X com 16 núcleos de puro prazer nerd já é encontrado com relativa facilidade no varejo. O problema, como era de se esperar, é aquele precinho HuehueBR nada camarada.


Colhi na data de hoje (08/01/2020) algumas telas de três das principais lojas de hardware brasileiras. Em apenas uma delas o 3950X está em falta, mas o que realmente assusta é o preço... 😱




Para ser um entusiasta de hardware no Brasil, primeiramente é preciso ser um entusiasta de hardware rico. Eu passo longe disso, e até hoje às vezes nas minhas noites insones penso no ápice da minha loucura que foi a compra da GeForce RTX 2080 Ti, algo que não pretendo fazer novamente tão cedo.

Quanto ao Ryzen 9 3950X, não faz lá muito sentido comprá-lo agora com os Zen 3 (a série 4000, que deverá ser a última para o soquete AM4) já no horizonte, ainda mais por estes preços.

Comentários

  1. O preço de uma joia com diamante (talvez as mais simples), com a diferença que daqui a uns cinco anos a joia perderá pouco ou nenhum valor.
    O processador voce poderá comprar por uns 100 ou 200 Reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nem sempre é verdade, para ver um Ryzen 9 3950X custando R$ 200,00, vai demorar pra mais de 20 anos, eu falo isso por experiência própria, um amigo meu comprou um Core i5 680, ou seja, primeira geração por R$ 200,00, que já tem 10 anos, e nem era top de linha na época, imagina um canhão desses.

      Excluir
    2. O pior é que no Huezil nem mesmo o mercado de hardware usado escapa das distorções - é só ver o preço que os malucos do ML pedem pelos i7 2600K e 3770K, por exemplo.

      Excluir
  2. Processador de 800 dólares. Se colocarmos no cálculo o custo de importação e o câmbio a 4 reais, não está tão fora da realidade não.

    ResponderExcluir
  3. Dei uma olhada na NewEgg, e vi por uns 760 dolares mais ou menos. Mais caro que um i9 que estava se me lembro bem uns 600 dólares.
    Mesmo lá, tá bem salgado!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu larguei essa vida de entusiasta de hardware tem uns 10 anos, e ainda assim um entusiasta de segunda categoria. kkk Curioso é que a comunidade gamer BR está passando por igual aflição tentando imaginar o tamanho da faca que virá com o Xbox Series X e o Playstation 5.

    Michael, admita: o problema não foi comprar a 2080 Ti e sim acalmar a patroa depois de comunicar tal compra. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sorte é que ela não entende muito de tecnologia e dos custos associados! kkkkkkkk

      Excluir
  5. Olha esse!!!
    3970x:
    https://www.newegg.com/amd-ryzen-threadripper-2990wx/p/N82E16819113618?Item=N82E16819113618&utm_medium=Email&utm_source=IGNEFL011420&cm_mmc=EMC-IGNEFL011420-_-EMC-011420-Index-_-AMD-_-Blitz-19113618-S0

    “Troco uma BMW usada por um processador novo”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas uma conversão simples pela cotação de hoje já dá quase 9 mil mitos!!!!! No varejo aqui chuto que chegaria por uns 13 mil!

      Excluir
  6. Basicamente a vida aqui no Brasil é complicada por uma coisa chamada GOVERNO. Pois é ele quem define os impostos (para o caso dos Importados, há o Imposto de importação e os outros em cascata, pelo raciocínio protecionista de que "importar é ruim"), o real ser uma moeda fraca (novamente culpa do governo, pois ele detém o monopólio da emissão da moeda e é ele quem define as políticas econômicas) e a falta de uma concorrência mais acirrada (que o governo atrapalha - seja através da concessão de privilégios a algum "escolhido" - vide campeões nacionais ou através de agências reguladoras ou pelo monopólio puro do setor econômico - refino do petróleo, correios, etc). Isso tudo combinado faz com que nosso poder de compra (não apenas para hardware, mas no geral) seja prejudicado. Em poucos termos: a falta de capitalismo é o que gera o atraso em nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o resultado de décadas de políticas assistencialistas fajutas com fins meramente eleitorais, com o uso do dinheiro e da máquina pública para a compra de votos, um grande estelionato eleitoral.

      Sobre a cadeia dos impostos de importação, o Gabriel Torres fez um vídeo tempos atrás que é simplesmente revoltante.

      Excluir
  7. O ruim mesmo, é que o Brasil entrou em um circulo vicioso.
    O governo é o espelho do povo, é eleito pelo povo.
    O que os últimos governos fizeram até agora foi trabalharem para o “emburrecimento” e empobrecimento do povo para assim ganhar o controle, dando em troca esmolas e promessas, como é do conhecimento de todos os que tem um bom discernimento.
    Não quero julgar se o atual presidente é bom ou ruim, mas para realmente o Brasil virar uma grande nação, não depende só dele. Quantos deputados federais e senadores estão realmente trabalhando pelo bem do povo? Eles abririam mão de seus salários e aposentadorias especiais, assim como é na Suiça, para o bem da nação??????
    Conhece algum politico que faria isso?
    Se fosse voce, faria
    Isso?
    To achando que a culpa é de Pedro Alvares Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto o congresso estiver na mão do "centrão" e no STF a maioria ainda for os indicados pelos governos do PT, não há o que o presidente possa fazer. Em exemplo é o DPVAT, cuja extinção foi revogada pelo STF.

      Faço votos para que ao menos o Paulo Guedes arrume a economia.

      Excluir
  8. Apenas completando meu texto acima:
    ...Se voce aceitasse isso, abrisse mão desses benefícios, talves alguém desse um sumiço em voce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário