Pular para o conteúdo principal

PCIE 4.0 nas placas-mãe X470 e B450?

Apesar da AMD somente prover suporte oficial ao PCI Express 4.0 no chipset X570, a Biostar anunciou que alguns dos seus modelos com os chipsets X470 e B450 também suportarão o novo padrão. Pode isso Arnaldo?



Embora para placas de vídeo o PCIE 4.0 ainda não faz sentido (elas passam longe de saturar a largura de banda do PCIE 3.0 x16), há uma aplicação que já pode se beneficiar da nova especificação: SSDs PCIE 4.0, com alguns modelos atingindo monstruosos 5.000 MB/s de leitura sequencial, como este Gigabyte Aorus NVMe Gen4:


Dentre as fabricantes de placas-mãe, surpreendentemente foi a Biostar que tomou a dianteira e anunciou suporte ao PCIE 4.0 para quatro das suas placas:

  • B450MH;
  • B45M2;
  • X470GT8; 
  • X470GTN.

No entanto, há algumas limitações: apenas o primeiro slot x16 e o soquete M.2 ligado diretamente no processador funcionarão no modo 4.0 e, é claro, um Ryzen 3000 deverá estar instalado. Os slots conectados ao chipset continuarão no antigo padrão 2.0.

Há rumores de que a Asus também iria oferecer suporte ao PCIE 4.0 em alguns dos seus modelos (inclusive a minha Prime X470-Pro seria contemplada), mas a mesma até o momento não se manifestou formalmente. Fico no aguardo!

E qual é a posição da AMD? Bem, a empresa garante o funcionamento do PCIE 4.0 apenas nas placas X570, e que habilitar o suporte ao novo padrão nas placas com os chipsets anteriores é por conta e risco dos fabricantes.

Fonte: TechPowerUp.

Comentários

  1. E contrastando com isso ela ainda lança placas com slot PCI! E não é de agora, pro chipset X370 ela também já tinga feito. Pelo visto tem muita gente ainda agarrado na sua SoundBlaster, hein!? https://www.techpowerup.com/257681/biostar-unveils-racing-x470gta-motherboard-ryzen-3000-support-and-legacy-pci

    ResponderExcluir
  2. O mais legal é que a Biostar joga nos dois lados. De um eles põe uma tecnologia nova em placas que teoricamente não deveriam tê-las e do outro usam tecnologias antigas em placas novas. Qual não foi minha surpresa quando vi que existem placas X370 e X570 ainda com slot PCI. É muita SoundBlaster dando sopa por aí, né!? To com eles, sem tem demanda, joga no mercado.
    https://www.techpowerup.com/257681/biostar-unveils-racing-x470gta-motherboard-ryzen-3000-support-and-legacy-pci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente. O engaçado é que os mais novos torcem o nariz para a Biostar, só mesmo a turma das antigas como nós que conhece o legado dela tem mais simpatia pela marca.

      Seria maravilhoso que outras marcas lendárias como Abit e Epox também voltassem ao mercado...

      Excluir

Postar um comentário