Pular para o conteúdo principal

Assustador! #4

Apesar de nesta postagem eu mostrar mais uma pechincha do Ali, nem sempre compensa comprar lá. Farei aqui uma análise crítica sobre a viabilidade de “fazer o negócio da China”.


Eu estava buscando um Core 2 Quad com 12 MB de cache para um vindouro projeto e achei esse Q9450 no Ali por 70 bolsonaros, ou cerca de 17 trumps pela cotação da data em que comprei (R$ 4 – dia 29/05). Uma pechincha!


A grande vantagem do Q9450 é que basta subir o FSB dos 1333 MHz originais para 1600 MHz de modo a “transformá-lo” em um Core 2 Extreme QX9775, o topo de linha do soquete LGA 775, e custando muito menos do que a metade do preço. Excelente!

Mas antes de fechar no Ali resolvi dar uma olhada no Mercado Livre. O mais barato que achei foi este:


Outra coisa me chamou a atenção: como pode o frete de um produto que vem do outro lado do mundo ser 70% mais barato do que o frete de um produto igual que está localizado a apenas 400 Km de onde eu estou? A física não deveria permitir... 😐

Porém vale o alerta: nem sempre os preços do Ali são melhores para todos os produtos, principalmente em uma época em que a cotação do dólar está alta como agora. Cito um exemplo muito recente: estou pesquisando também o preço médio de um processador Phenom II X6 1090T Black Edition (veja o motivo aqui), e no Ali ele está consideravelmente mais caro do que a média do Mercado Livre. Incrível, mas verdadeiro!

Além disso, para comprar no Ali também é preciso levar em consideração o tempo de entrega (o desembaraço no Brasil leva muito mais tempo do que a viagem da China, outro absurdo) e o valor: se for acima dos 100 trumps, há o risco de ser taxado na Receita Federal. Aqui vale a velha máxima de que cada caso é um caso.

Para finalizar, aproveito para atualizar o andamento do pedido do Xeon W3670: desde o dia 24/05 ele está em transporte da China para cá, sem mais atualizações no rastreamento. É o embaraçoso desembaraço que citei no parágrafo anterior. 😡

Comentários