Pular para o conteúdo principal

Avaliando a GeForce RTX 2080 Ti #2 – Jogos

Prosseguindo com a avaliação da monstruosa GeForce RTX 2080 Ti, nesta postagem mostrarei como ela se comportou nos jogos que eu mais gosto, além de alguns conselhos aos jovens gafanhotos. Sigam-me os bons!


Como a maioria dos jogos testados aqui não possuem um utilitário de benchmark, comentarei as minhas impressões sobre o desempenho da placa e farei algumas considerações que forem pertinentes, tudo ilustrado por imagens dos jogos com as informações do MSI Afterburner em destaque. A resolução aplicada é a 1440p.

A configuração completa do PC está na postagem sobre os benchs sintéticos, e a apresentação da placa pode ser conferida na postagem do unboxing. Abaixo vemos as informações obtidas pelo GPU-Z, com uma curiosidade: o software informa que a frequência de boost da placa é de 1545 MHz, enquanto que a documentação da Galax afirma que é de 1635 MHz. Será que fui enganado? Vamos conferir nos jogos!


Bérou V

A placa consegue manter a jogatina sempre na casa dos 110 – 150 FPS com as configurações gráficas no Ultra, o que gera gráficos simplesmente lindos. E como podemos ver nas imagens dos diversos jogos, a frequência boost da GPU chegou a até 1815 MHz, mostrando que sim, eu fui enganado pela Galax. Ainda bem! 😃


Outros aspectos chamaram a atenção. O primeiro deles é que a solução de refrigeração da Galax SG, com três ventoinhas de 80 mm, é bastante eficaz e silenciosa, mantendo a GPU na casa dos 70 ºC com a velocidade de rotação abaixo dos 50%.

Também destaco o alto uso do processador e da RAM deste jogo. Imagino que PCs com processadores de menos do que 8 threads e com 8 GB de RAM vão sofrer no Bérou V.


Estas são as configurações aplicadas:


Ray Charles Tracing

Com o DXR (DirectX Ray Tracing) ativado e no nível Ultra, a taxa de quadros por segundo caiu para cerca de 70 – 80 FPS, ainda um desempenho bastante confortável para jogar, muito embora eu prefira algo na casa dos 140 FPS visto que o meu monitor é de 144 Hz.


Talvez eu esteja ficando "cegueta", mas não consegui notar quase nenhuma diferença nos reflexos, que é o tipo de implementação do Ray Tracing que o Bérou V usa. Infelizmente este é o único jogo com a tecnologia que eu tenho.


Vale lembrar que é possível reduzir o nível de detalhamento do Ray Tracing para ganhar alguns FPS a mais, em um compromisso entre desempenho e qualidade de imagem. Deixei aqui no Ultra para ver se eu conseguia notar alguma diferença visual.


Bérou 1

Apesar do modo história relativamente curto, eu adoro esse jogo. Agora poderei jogá-lo novamente no DirectX 12 com muito conforto, uma vez que quando eu tinha o SLI ficava limitado ao DX11.


O desempenho da RTX 2080 Ti no DX12 é melhor do que o SLI com as duas GTX 1070 no DX11. Impressionante.



Chamado do Duty WWII

Este jogo traz uma impressionante recriação do desembarque nas praias da Normandia no Dia D, com gráficos espetaculares. Meus parabéns aos desenvolvedores!


O fotorrealismo dos gráficos impressiona.


Neste título a 2080 Ti se mantém sempre acima dos 130 FPS, muito bom.


Como sempre, tudo no máximo.


GTA V

Apesar de teoricamente o GTA V suportar mais de uma GPU, com o SLI eu nunca consegui chegar nem perto deste nível de desempenho. Conforto total.



Como a densidade e a variedade populacional estão no nível máximo, no centro da cidade a taxa de FPS cai para algo na casa dos 110 FPS. Reduzir o detalhamento dos supracitados ajustes diminuiria esta queda, certamente.


Os ajustes que eu utilizo:


Duum

Usando a API Vulkan o jogo fica cravado nos 200 FPS o tempo todo. Wow! Vale lembrar que não há como ativar o SLI no Vulkan, assim apenas uma das minhas antigas GTX 1070 ficava ativa e a outra permanecia completamente inativa, coçando as partes baixas. Este foi um dos motivos que me fez desanimar da tecnologia.


E com tudo no Ultra! 😛


Max doidão

O desempenho do Mad Max também impressiona, com o SLI eu nunca nem cheguei perto deste nível – ficava sempre entre 130 – 160 FPS.


Como curiosidade, mesmo bem acima dos “mágicos” 144 FPS (visto que o monitor é de 144 Hz) eu nunca notei o screen tearing, que ocorre quando a tela mostra um novo quadro antes de terminar a exibição do quadro anterior, ficando na mesma uma “quebra” com os dois quadros misturados. Talvez seja pelo G-Sync.



SuJO 4

Custo bastante o DiRT 4, com o SLI por algum motivo eu nunca tinha conseguido sair da casa dos 120 FPS.



Exército de nóias, a trilogia

Para mim o Zombie Army Trilogy é um clássico cult, bem melhor do que a maioria esmagadora dos jogos de zumbis que infestaram o mercado. Ele consegue misturar, com uma história bastante convincente, a temática da WWII com zumbis e ainda tem algum humor negro. Brilhante!


Com o SLI eu até conseguia o mesmo nível de desempenho, o problema que acontecia neste jogo é que haviam algumas quedas da taxa de quadros inexplicáveis com as duas GTX 1070, algo que ficou no passado com a única RTX 2080 Ti.


FIFA 18

Eu gosto bastante de jogos de futebol, e como o FIFA 19 não é lá essas coisas resolvi ficar com o 18. De qualquer modo, coloquei esse jogo aqui mais por sacanagem mesmo, visto que ele é peso pena. Que o FIFA 20 venha melhor.

Go Reds!


Pedro e Bino Simulator

Também o Euro Truck Simulator vai somente pela zoeira. Notem que esse jogo usa no máximo duas threads, assim o desempenho fica restrito pelas suas limitações técnicas (ele ainda usa o DX9).


Não é uma cilada Bino!

Overclock

Vocês acham que eu sou louco para fazer overclock em uma placa desse preço? O meu dinheiro não dá em árvore! De qualquer modo, é algo totalmente desnecessário fazer overclock em uma GPU como a RTX 2080 Ti, sem falar que a Galax SG já conta com uma frequência boost bastante agressiva, como vimos acima.

Conclusão

Falando especificamente do produto em si e das minhas expectativas, posso dizer que realmente a GeForce RTX 2080 Ti é a melhor placa para jogos que o dinheiro pode comprar. Ela substituiu o meu SLI com inúmeras vantagens técnicas e de desempenho, dando um ânimo a mais para jogar - eu andava meio desanimado, muito devido aos problemas do SLI. Como produto, estou plenamente satisfeito com a 2080 Ti. Da mesma forma, a Galax SG é um modelo que eu recomendo sem sombra de dúvida.

Sobre o Ray Tracing, acredito que seja algo pessoal a sua utilização ou não. Ao meu ver, não é interessante perder uma quantidade significativa de quadros por segundo para ter alguns efeitos visuais a mais, e que ainda não são facilmente perceptíveis. Resta saber se a indústria de jogos abraçará a tecnologia, muito embora eu não tenha comprado a RTX pensando em novas tecnologias, eu sempre prezei pela fluidez.

Quanto ao preço, certamente ele não é barato para a grande maioria das pessoas. Aliás, quem sou eu para dizer se algo é barato ou não para outra pessoa? Para mim, ter condições de comprar uma placa dessa sem me apertar e desfrutar do melhor que a tecnologia tem a oferecer foi um prêmio, por tudo que alcancei na vida e na carreira profissional.

Que isto sirva de motivação para vocês. Ao invés de reclamarem que algo que vocês desejam é caro, dispam-se do discurso vitimista socialista e invistam no seu desenvolvimento pessoal. Estudem muito, se qualifiquem, procurem um emprego melhor ou ascendam na empresa em que trabalham, ou até mesmo empreendam (admiro quem empreende no Brasil, pois não é fácil!), que a conquista dos vossos desejos será uma mera consequência.

O capitalismo está longe de ser perfeito, mas ao menos ele não priva as pessoas de decidirem por elas mesmas o rumo das duas vidas, sendo o sucesso ou o fracasso uma consequência direta destas escolhas. E sempre há como recomeçar.

Comentários

  1. O que que é isso!!!
    Fiquei babando aqui!
    Fiquei até com vergonha de mostrar minha configuração... 😄😄😄
    Isso sim é uma placa de video.
    Aproveite todo o potencial dessa placa e divirta-se!!!
    Mesmo eu que moro num país capitalista, não fica barato montar um pc novo com uma configuração como a sua. Aí no Brasil então nem se fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :)

      Realmente não foi barato, mas como montei o PC peça por peça o custo acaba sendo diluído em um período maior de tempo. E após a RTX 2080 Ti, estou aguardando pelos Zen 2! Rsrs

      Como entusiasta de hardware, acho que eu seria muito feliz aí nos EUA. É algo que estou considerando seriamente caso tenhamos novamente um governo de esquerda, por mais que eu ame o meu país. Também penso na Austrália.

      Excluir

Postar um comentário