Pular para o conteúdo principal

Conforme estudo, 22 milhões de jogadores de PC migrarão para os consoles até 2022

É isso mesmo que você leu: até 2022, mais de 20 milhões de jogadores de PC desertarão a plataforma, conforme relatório da Jon Peddie Research. A idade das trevas se aproxima?


A pesquisa aponta que os principais motivos para a onda migratória são a relativa falta de inovação do mercado de hardware, além do alto custo dos componentes mesmo nos EUA. O público que possui PCs de entrada ou intermediários será a maior parte dos que farão a migração, uma vez que um upgrade no PC pode custar consideravelmente mais do que um console. Os títulos exclusivos dos consoles também são uma das razões.

O número de equipamentos para jogos (fora os PCs) vendidos nos EUA

Pessoalmente falando, é difícil dizer se realmente esse tanto de traidores gente deixará de pertencer à PC Master Race para se tornarem meros consolistas, mas os dados da pesquisa são irrefutáveis e deveriam servir de alerta à Nvidia, Intel, AMD e afins, se bem que a AMD também fornecerá os chips SoC dos novos consoles, então ela está de boa.


Além dos motivos apontados pela pesquisa, eu acrescentaria ainda outro: a péssima otimização de boa parte dos títulos para PC principalmente no lançamento, e não estou falando do suporte ao SLI e Crossfire que já estão mortos e enterrados. Você ficar chafurdando com frame drops e stuttering mesmo com uma configuração muito superior à recomendada é uma merda. Simples assim.

É bom que a Nvidia (principalmente) chegue mais junto dos desenvolvedores de jogos para evitar que isto aconteça, bem como dê uma sonyzada e patrocine títulos exclusivos para PC, sob o risco de ver o seu mercado minguar. Ir com menos sede ao pote na precificação dos seus produtos também ajudaria bastante.

Como já afirmei acima, a AMD vai fornecer os chips SoC para os novos consoles e o grosso do faturamento da Intel vem dos servidores, assim a Nvidia seria a principal prejudicada no caso de um hipotético crash do mercado de jogos para PC. Se continuar desse jeito, haverá cada vez menos loucos dispostos a comprarem placas como a caríssima GeForce RTX 2080 Ti, ainda mais se na próxima geração os consoles estiverem mais competitivos em termos de força bruta.

Abre o olho Nvidia!


Comentários

  1. Se isso acontecer vai ser o fim da plataforma pc.Devido aos smartphone o PC praticamente desapareceu das casas das pessoas comuns.Aqui na santa Efigênia da pra contar nos dedos as lojas que trabalham com peças de PCs.Muitos lojistas falam que não vale a pena trabalhar com montagens de desktops. SÃO os gamers que mantém o mercado de PCs e desktops girando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gamers e empresas, basicamente. Além de produtores de conteúdo.

      Não acredito que o PC vá desaparecer, porém ele se tornará um equipamento cada vez mais de nicho.

      Excluir
    2. Enquanto existir conteúdo sendo produzido, existirão PCs: para criá-los e servi-los (servidores são PCs...).

      Excluir
    3. Exatamente, é como escrevi aqui:

      https://www.michaelrigo.com/2014/02/o-pc-esta-morto.html

      Excluir
  2. Quem sabe que com essa característica de nicho voltem os bons tempos da Elite "Micreira". O importante é que o PC rode... Doom...
    .
    Não nos esqueçamos, além das empresas em geral, dos mercados de edição de áudio e vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época, onde configurávamos tudo por jumpers e não havia onde pesquisar na falta dos manuais, tínhamos os PC Master Race raiz. :-)

      Excluir
  3. Por mais que tenha carinho por PCs, não nego que é uma tranquilidade jogar no meu Xbox One (modelo videocassete 📺). O troço não incomoda. Não tem manutenção alguma. O único porém é a velocidade de carregamento dos jogos por cortesia do HDD. Felizmente parece certo que PS5/Xbox Next virão com SSDs.

    ResponderExcluir
  4. Com as arquiteturas de chip iguais agora, os consoles praticamente viraram PCs, então não tem volta infelizmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário