Pular para o conteúdo principal

Os processadores Zen 2 vem aí

O lançamento dos novos processadores Ryzen baseados na microarquitetura Zen 2 se aproxima! Veja o que eu espero destes novos chips da AMD.


Checando as atualizações de firmware da minha placa-mãe Asus Prime X470-Pro, notei algo peculiar na nova versão liberada pela Asus, para a qual já fiz a atualização com sucesso:


Acionando a tecla SAP, a descrição informa que nesta versão o AGESA é atualizado para suportar os vindouros processadores. Daí que me lembrei de que os Zen 2 estão no forno! Além da nova microarquitetura, estes processadores já terão a litografia reduzida para apenas 7 nm - com uma menor litografia, em tese caberiam mais núcleos no mesmo espaço físico, bem como poderiam ser produzidos mais processadores em um mesmo wafer de silício.

Exemplo de um wafer de silício

Assim não custa sonhar com novos Ryzen contendo 12 ou até mesmo 16 núcleos para o soquete AM4. Com a litografia reduzida pode ser possível fabricar processadores com mais núcleos, porém mantendo o consumo elétrico e a dissipação de potência em níveis suportados pelas placas-mãe AM4 atuais. Caso isto venha a se concretizar, só digo uma coisa:

Leve o meu dinheiro, AMD!
😀

Comentários