Pular para o conteúdo principal

O resgate do PC esquecido

Este simpático PC estava esquecido em um prédio abandonado e quase foi demolido junto. Veja aqui os seus componentes e a história do seu resgate.


Os meus amigos sabem da minha queda por computadores antigos, e assim fui chamado para ver este PC descoberto dentro de um armário de um prédio abandonado, que estava prestes a ser demolido. Não pensei duas vezes e o salvei deste trágico destino. 😃


O interior do gabinete está incrivelmente limpo e livre de pontos de corrosão. O disco rígido estava solto e a configuração é típica do final do século passado, que veremos em detalhes adiante.


A fonte é uma Satellite (marca genérica popular na década de 1990 e início de 2000) de 350 W na etiqueta. Note que a linha de 5 V tem muito mais capacidade de corrente (medida em Amperes) do que a de 12 V, visto que os PCs desta época usavam mais a linha de 5 V do que a de 12 V como os atuais.


O disco rígido é um Samsung SpinPoint de 80 GB, que conta com rotação de 7200 RPM, 2 MB de cache e interface IDE UDMA6 (133 MB/s). Sem dúvida era um disco topo de linha na época!


Fazia mais de uma década que eu não via um cooler de disco rígido. Muito legal!


O restante dos componentes. A placa-mãe é uma clássica Asus CUV4X-E soquete 370, baseada no chipset Via Apollo Pro 133A (ponte norte Via VT82C694X e ponte sul Via VT82C686B), com quatro slots de memória SDR PC133 (até 1,5 GB de RAM são suportados), slot AGP Pro 4X, seis slots PCI e um AMR (Audio Modem Riser, muito usado nas placas deste período), duas portas IDE UDMA5 (100 MB/s) e quatro portas USB 1.1, além de um chip de áudio C-Media CMI8738. 

O processador é um Pentium III Coppermine de 600 MHz, com 256 KB de cache L2 e FSB de 100 MHz. Como o Via Apollo Pro 133A suporta o FSB em 133 MHz, qualquer processador Pentium III Coppermine pode ser utilizado (até o de 1 GHz), como também dá para fazer um overclock.

A placa de vídeo é uma GeForce 2 MX200 AGP 4X fabricada pela Asus. O chip GeForce 2 MX200 é o mais fraco dos GeForce 2, pois utiliza memória de vídeo SDR com barramento de apenas 64 bits.

São dois módulos de memória PC133 de 256 MB cada e uma placa de rede PCI Fast Ethernet (100 Mb/s) baseada no chip Realtek 8139D.


Eis o Pentium III:


Enfim, os componentes são de boa qualidade e estão em bom estado, apesar de terem ficado abandonados por anos. Um ótimo achado!

Comentários

  1. Cooler de disco rígido? Isso lá tinha alguma utilidade? Outra coisa, o tal PC ainda está vivo? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não testei a fonte, prefiro não ligar o bicho sem testá-la primeiro.

      Excluir
  2. Caramba que sorte!
    Tá impecavel e tem uma configuração legal!
    Queria ter a sorte de achar um antigão também! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Havia uma época onde você conseguia obter PCs como este praticamente pagando apenas o frete. Hoje estão pedindo um absurdo.

      Excluir
    2. Tudo tem seu lado bom e ruim.
      Tambem acho que está um absurdo, mas por outro lado se estivesse muito barato, muitos iriam para o lixo.
      Em circuitos analogicos, quando ficam muito tempo desligados, o ideal é liga-los com uma tensão de alimentação bem mais baixa por algumas horas para restabelecer o dieletrico dos capacitores eletroliticos.
      Não sei se é possivel fazer isso com circuitos digitais, mas acho que sim. Menos com a fonte, claro, pois ela tentará compensar pelo oscilador.

      Excluir
  3. Gabinete clááááásico! Baita achado, hein? E que configuração massa! E agora só resta aguardar os testes! Que
    Presentaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que aproveitarei as peças em outro projeto... mas realmente, um achado!

      Excluir
  4. Oi, eu tenho um Pentuim 3 (ainda!) e gostaria de resgatar uns arquivos dele. Vc por um acaso fax esse tipo de trabalho? Ou conhdce alguem que faz? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário