Pular para o conteúdo principal

Unboxing e benchmarks: arranjo RAID 0 com dois SSDs AMD Radeon R3 de 240 GB

Confira aqui o unboxing e a montagem de um arranjo RAID 0 com dois SSDs Radeon R3 de 240 GB, que são as mais novas unidades que compõem o armazenamento principal do meu PC. Apesar de serem SSDs de entrada, os R3 surpreenderam nos testes. Todos os detalhes aqui!


No verso da embalagem constam algumas características genéricas da unidade, que conta com chips de memória NAND TLC e controlador Silicon Motion SM2256KX.


Um detalhe pitoresco da embalagem informa que o SSD funciona tanto em sistemas Intel quando AMD. Será que alguém realmente poderia achar que, por se tratar de um produto da AMD, apenas funcionaria em sistemas da própria? Sinceramente, não duvido. 😲


A embalagem é de boa qualidade, passando a impressão de um produto topo de linha. Ponto para a AMD!


Este é o único acompanhamento do pacote:


As duas unidades lado a lado em poses sensuais (ao menos para os geeks… 😜 ).



Montando o arranjo RAID 0

Para montar o arranjo optei por blocos de 16 KB, o que diminui o espaço desperdiçado nas unidades quando os arquivos são quebrados e divididos entre os dois SSDs. Se você quiser saber maiores detalhes sobre os modos RAID e como configurar um arranjo utilizando a Option ROM dos chipsets Intel, confira esta postagem


Arranjo criado, segue a tela com o resumo das configurações – além do arranjo com os SSDs também tenho outro RAID 0 com dois discos Seagate Desktop HDD (7.200 RPM e 64 MB de cache) de 1 TB cada.


Benchmarks

Aqui os Radeon R3 realmente surpreenderam, com números muito bons no CrystalDiskMark!


No AS SSD os bons resultados mantiveram-se. Chamam a atenção os números da leitura sequencial (quase 1 TB por segundo!) e principalmente os da escrita como um todo.


Rodei também o teste Storage do PCMark 8, que apontou um resultado médio de 266 MB/s dentre os seus diversas avaliações.


De uma forma puramente empírica, a sensação de uso do PC corrobora os resultados dos benchmarks. O sistema operacional ficou nitidamente mais fluído em relação ao que eu utilizava anteriormente, que eram dois SSDs de 120 GB Corsair Force LS também em RAID 0.

Finalizando, sem dúvida os AMD Radeon R3 são uma ótima opção dentre os SSDs de baixo custo e em RAID 0 atingem um desempenho surpreendente, no mesmo nível de unidades bem mais caras. Comprei estes aproveitando uma promoção na última Black Friday, realmente valeu a pena.

Veja também:

Comentários

  1. Excelente opção mesmo. Aqui uso apenas um SSD mesmo, um Samsung EVO 850 de 250GB. Espero não voltar mais para HD mecânico hehehehe RAID é top mesmo, mas to satisfeito com meu "SSDzinho" single mesmo hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que, quando eu comprei, os dois Radeon de 240 GB ficavam apenas ligeiramente mais caros do que um de 480 GB.

      Excluir

Postar um comentário