Pular para o conteúdo principal

Mini review: ponte 2-Way/3-Way SLI EVGA V2

Fui obrigado a trocar a minha ponte SLI e resolvi comprar um modelo custom da EVGA. Confira aqui as minhas impressões e o motivo da troca.



Por mais que eu tenha efetuado uma bela limpeza os sintomas de instabilidade no driver de vídeo retornaram: algumas vezes durante as sessões de jogatina a tela fica preta e após alguns instantes volta para a área de trabalho do Windows com a infame mensagem “o driver de vídeo parou de responder e se recuperou”. 


Como acredito que as minhas três placas GTX 760 estejam OK e as temperaturas das GPUs estão em um nível aceitável, a suspeita recaiu na ponte 3-Way SLI que veio junto com a placa mãe GA-Z77X-UP7. Uma vez que as novas pontes HB estão custando o olho da cara e não apresentam vantagens, as pontes custom de segunda geração como esta EVGA ficaram atraentes pela queda nos preços, até mesmo pois segundo a própria Nvidia elas seguram a bronca em 4K ou 2.5K a 120 Hz ou mais:


Mas voltando à ponte em si, trata-se de um modelo com LED que serve tanto para 2-Way quanto para 3-Way SLI. Infelizmente o LED somente acende em conjunto com placas da própria EVGA, porém o SLI funciona com qualquer placa habilitada.


Os conectores em metal passam uma impressão de maior robustez se comparados com os de plástico tradicionais, com um encaixe bastante firme.


A ponte depois de instalada realmente fica com um bom visual:


Enfim, não ganhei um FPS sequer com a mudança, porém desde que instalei esta ponte os problemas de instabilidade durante os jogos desapareceram, o que praticamente confirma a suspeita de que a minha ponte anterior estava com problemas. Potência não é nada sem controle, como dizia aquela clássica propaganda de uma marca de pneus.

Como produto a ponte EVGA V2 tem os seus predicados, como uma melhor compatibilidade teórica com as GPUs Pascal e suporte ao SLI em 2-Way e 3-Way, porém simplesmente não vale a pena comprá-la se a sua ponte tradicional (aquela que veio com a placa mãe ou placa de vídeo) estiver funcionando bem.

Bônus – MSI GeForce GTX 760 Twin Frozr modificada

Para um perfeito encaixe da ponte foi necessário remover um dos suportes da solução de refrigeração desta placa, e para isto a mesma teve que ser desmontada:


Esta outra imagem mostra o suporte que foi removido. Notem como ele dificulta o acesso aos conectores SLI:


Aproveitei também para trocar a pasta térmica. Eis o chip Nvidia GK104, vulgo GTX 760:


Um forte abraço e até a próxima!

Veja também:

Comentários