Pular para o conteúdo principal

Como habilitar a roda do mouse no Visual Basic 6

Quando o Visual Basic 6 foi concebido lá no final do século passado, os mouses com o scroll central (a famosa “rodinha” do mouse) não eram lá muito populares. Isto posto, para habilitar este recurso que literalmente é uma “mão na roda” (ou seria dedo na roda? :p) no VB6 é necessário um add-in externo. Veja aqui como proceder:

1. Baixe o arquivo VB6IDEMouseWheelAddin.dll aqui (para facilitar a vida dos queridos leitores hospedei uma cópia na minha conta do Dropbox).

2. Agora devemos registar o componente. Para tanto, abra um Prompt de Comando como Administrador e navegue até pasta onde o arquivo DLL foi baixado. Na pasta, rode o seguinte comando:

regsvr32 VB6IDEMouseWheelAddin.dll

Deverá ser exibida uma mensagem de sucesso:


3. Agora é necessário carregar o add-in no VB6. Abra-o e acesse o menu Add-Ins – Add-In Manager. Se foi corretamente registrado, o componente “MouseWheel Fix” deverá estar listado. Selecione-o e marque as caixas “Loaded/Unloaded” e “Load on Startup”. OK para encerrar.


Pronto! A roda do mouse deverá funcionar agora. ;-)

Veja também:

Comentários

  1. Suas dicas de VB 6 são fantásticas, não deixe de postá-las, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Pena que agora estou mexendo pouco com VB6, a empresa onde trabalho está migrando todos os sistemas VB6 de legado para .NET.

      Excluir
  2. amigo, consegue me enviar essa dll? obrigado. marcelorfreitas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei a postagem com um novo link para o download da DLL.

      Excluir
  3. Cara vc salvou minha vida. A Microsoft simplesmente tirou o download da DLL do ar e não tem em mais nenhum lugar pra baixar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Cara...... Fantástiiiiiicooooooo....... O VB6 ainda ajuda tanto em tarefas simples e algumas até complexas, uma ferramenta versátil.. Mas sem a "rodinha", PQP! Cara Genial e funciona! Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. Não registra no windows 11 de forma nenhuma...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Funcionou perfeitamente. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e solução, acabou com o meu sofrimento, rsrsrsrs... Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Michael, tens alguma solução para que o scroll funcione também no executável gerado pelo VB6? As soluções que encontrei foram todas para a IDE

    ResponderExcluir

Postar um comentário