Pular para o conteúdo principal

O retorno do morto-vivo

Durante a reorganização dos meus PCs que ando fazendo, como curiosidade resolvi testar mais uma vez o lendário Core i7 2600K que havia sido dado como morto. E não é que tive uma baita surpresa? Confira o que rolou!

O zumbi 2600K


Uma vez que o meu antigo servidor doméstico foi descomissionado para atuar em uma não menos nobre tarefa (mais detalhes em breve!), o qual conta com a placa mãe Gigabyte Z68X-UD3-B3 soquete LGA 1155, decidi testar mais uma vez o até então falecido processador Core i7 2600K para ver o que rolava:

Processador 2600K instalado na placa mãe Gigabyte Z68X-UD3-B3

E não é que o mesmo deu vídeo e até entrou no Setup? Nerdgasm pleno, visto que na placa Gigabyte Z77X-UP7 ele sequer inicializava!



Porém o entusiasmo durou pouco: ao tentar inicializar qualquer sistema Windows ou mesmo a instalação dos mesmos surge a seguinte Tela Azul da Morte:



Provavelmente algum circuito interno do processador está danificado, manifestando o problema quando passa do modo real para o modo protegido (lembrem-se: o BIOS e o Setup rodam no modo real). Uma pena! Tentei inclusive aumentar o Vcore, reduzir a frequência de operação e trocar os módulos de memória, sem sucesso. Assim tenho em mãos um autêntico processador zumbi – a segunda ocorrência em poucos dias. Seria o início do apocalipse zumbi digital? :p

Comentários

  1. Olá amigo! Hardware é um mistério mesmo, a gente nunca garante nada com certeza absoluta!

    Sei que seu blog não foi feito pra isso, mas, to com um problema bem chato e parece que ninguém nunca ouviu falar de algo assim - pelo menos com todos que consultei:

    Comprei a um tempo uma Asus M2N-SLI Deluxe no ML, só para tentar montar um sli simples, apenas por curiosidade e experiência mesmo (com duas GF9500GT mas não deu certo, uma delas não tem o conector da ponte. As placas eram reconhecidas mas o sli ativava).

    Percebia que a data e hora sempre estava errada, mas não me importava com isso pois não utilizava a placa-mãe a não ser nas horas que tentava acionar em vão o sli.

    Então, depois que resolvi trocar a pilha da placa ela iniciou beleza, arrumei data/hora, reiniciei e tudo funcionava normalmente. Mas, quando desliguei, tirei de tomada e a religuei, ela dá um pequeno apito e desliga ao final do POST. Quando tiro a pilha e coloco novamente (reinicia a bios) ela inicia normalmente e é só arrumar a data/hora, desligar e ligar que essa merd@ acontece.

    Já tentei de tudo - troca de processador, memória, placa de vídeo, fonte, ligar sem teclado e mouse, ligar sem HD, outra HD, CD, tudo...

    Obs.: O Windows é Ultimate 64-bit. A montagem é sem gabinete, sobre uma bancada. A placa é semi-nova e aparentemente está sem uso, pois o espelho traseiro estava no plastiquinho lacrado, caixa original com tudo - CD, ponte sli, manuais, cabos sata e flat, tudo em saquinho selado.

    O que poderia ser? Desculpe te incomodar, mas hoje em dia é difícil encontrar pessoas realmente competentes. Os técnicos condenam a placa de cara, nos fóruns da vida os carinhas são mais curiosos que sábios. Acompanho seu blog e confio na sua opinião, sei que é difícil opinar assim, mas o que você falar, tá falado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a consideração, mas opinar sem ver a placa realmente é complicado...

      Quando acontece o problema citado, você já tentou efetuar um Clear CMOS ao invés de remover a pilha para ver se a placa volta a funcionar?

      Já testou com outra pilha?

      Você pode tentar também fazer a "sessão de descarrego": desconecte todos os componentes, cabos e a pilha da placa, deixando-a assim por umas 24 horas. Em seguida reconecte a pilha, processador, um módulo de memória e a placa de vídeo e teste se o problema ocorre. Se não, vá adicionando os demais componentes um a um. Esta técnica já operou milagres: http://www.michaelrigo.com/2015/04/manutencao-pcs-ciencia-esoterica.html

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite... vc poderia tentar desativar opções do processador no setup tais como reduzir n° nucleos, desativar memoria cache e outros que o setup possa mostrar, além de atualizar (ou desatualizar) a bios com outra versão (já tive a experiencia de colocar um processador em outra placa mãe e funcionar e em seguida devolver para a placa antiga e o mesmo funcionar normal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei também desativar o HT e o número de núcleos, sem sucesso. Em outra placa ele sequer inicia, dá tela preta.

      Excluir
  3. Fazer o que, Rigo... ao menos voltou, o jeito é instalar DOS e ser feliz... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também dá para instalar o Windows 3.0 no modo real... :p

      Excluir
  4. Mas o ms dos vai reconhecer os drives de hd sata? Usb? tive um Amd-Athlon thunderbird, de 32 bits, 1,3 giga de processador, tentei instalar o windows 3,11 workgroups nele, instalou mas não dava boot. So aparecia a tela de boot do win 3,11 e depois tela preta - nem era tela azul - e travava tudo, só apertando reset no gabinete. Este mesmo athlon não rodava win 95, acontecia a mesma coisa, instalava e ao reiniciar pela primeira vez, travava tudo....

    ResponderExcluir
  5. Windows 98 era o mínimo que rodou nele.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário