Pular para o conteúdo principal

Hasta la Vista!

Se você (ou a sua empresa) é um dos heróis da resistência que ainda utiliza o Windows Vista, tenho uma má notícia: a Microsoft pretende encerrar o suporte a esta sistema em abril do ano que vem. E o que isto significa? Significa que, assim como o Windows XP, o Vista não mais receberá sequer atualizações de segurança.

Muitos consideram o Vista como o melhor Windows em termos visuais até hoje


Polêmico desde os primórdios do seu ciclo de desenvolvimento e cercado de vaporwares tais como o WinFS (que seria um sistema de arquivos revolucionário que substituiria o NTFS), o Vista é abertamente considerado um dos maiores fracassos da Microsoft e ganhou a infame alcunha de "devorador de hardware". 

Particularmente nunca achei o sistema ruim, apenas foi lançado antes do tempo. Inacabado, estava muito à frente do hardware existente quando foi anunciado lá nos idos de janeiro de 2007, tanto que depois do SP2 e em conjunto com um hardware mais evoluído mostrou ser um sistema bastante decente e robusto, principalmente na compilação x64. Sem falar que foi o Vista que trouxe recursos aclamados até hoje tais como o Controle de Contas de Usuário (o famoso UAC), o cache de aplicações na RAM e a interface Aero, renderizada completamente pela GPU.

O meu Windows Vista original :-)


A primeira configuração na qual rodei o Vista consistia em um Athlon 64 3200+ (2 GHz, soquete 939), 2 GB de RAM DDR-400, placa de vídeo GeForce 6600 AGP com 128 MB de VRAM e disco rígido Maxtor de 80 GB IDE. Nesta configuração o Vista rodava mais lento do que o XP sem dúvida, porém nada que inviabilizava o uso do sistema principalmente fazendo alguns tweaks.

No final de 2008 fiz um upgrade para um Core 2 Quad Q6600, 4 GB de RAM DDR2-800, placa de vídeo GeForce 9600 GT com 512 MB de VRAM e disco rígido WD Caviar Black de 500 GB SATA-300. Agora o Vista x64 voava baixo, principalmente após o SP2, tanto que fiquei com ele até bem depois do lançamento do Windows 7.

Enfim, amado por alguns e odiado por muitos, o tempo passou rápido e o Vista já está em vias da aposentadoria, virando mais uma notável página da história da computação pessoal. Hasta la Vista, baby!

Veja também:

Comentários

  1. Quando usava o Vista (E4500, 2GB DDR2, 8500 GT) jamais tive uma tela azul sequer. Com o 7 a história é bem diferente.

    O usei de dezembro de 2008 a 2011. Diziam ser pesado, mas não é verdade. Única coisa que incomodava mesmo era o UAC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As únicas vezes que eu tive Telas Azuis no Vista foram em tentativas de overclock malsucedidas. Muito estável o sistema.

      Excluir
  2. Massa essa sua cópia original. Acredita que nunca usei o Vista? Em casa pulei o XP direto pro 7 (este peguei antes do lançamento oficial). E isso que usei em casa sem problemas o 3.11, 95, 98, Me (sim, gostei bastante, me julguem XD ) e até o famigerado Windows 8/ 8.1

    Aliás gostei tanto do Windows 8 normal que comprei original hehehehe Aliás consegui mídias originais do Windows 95, 98 e Me. Falta só coragem de me aventurar pelas máquinas virtuais e relembrar essas belezinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo montar um PC moderno com o Vista, com SSD e tudo. Será que o sistema vai continuar lento? :-)

      Excluir

Postar um comentário