Pular para o conteúdo principal

Outra teimosia do Windows 10

O meu navegador favorito é o Google Chrome, seguido de muito perto pelo Mozilla Firefox. Pois bem, ao instalar o Chrome de 64 bits no Windows 10 Build 14257 rodando no PC de Testes descobri uma nova “teimosia” do mais recente sistema operacional da Microsoft. Ao abrir o Chrome pela primeira vez surgiu a opção de defini-lo como navegador padrão, como normalmente ocorre:



Pois bem, logo após de fazer a definição surgiu um pop-up na área de notificação do Windows avisando que uma aplicação causou um erro na definição do navegador padrão e o ajuste foi revertido para o Edge. Me engana que eu gosto!



Assim sendo, não me restou outra alternativa senão ir pela força bruta:



O Edge tem um grande potencial, mas no momento é um pouco difícil utilizá-lo como navegador principal pois ainda lhe faltam algumas coisas (principalmente em termos de plug-ins). O próprio Windows 10 é um grande produto, mas estas forçadas de barra da Microsoft realmente são desnecessárias e apenas desgastam a imagem do sistema.

Veja também:

Comentários

  1. Isso não é bug do Chrome? A partir do Windows 10 os navegadores não podem mais se autodefinirem como padrão. Só o usuário pode fazê-lo lá em "Aplicativos padrão". O Firefox pelo menos abre essa janela se ao final da instalação clicamos no botão para torná-lo padrão. Depois não é para incomodar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, por isto concedo o benefício da dúvida. De qualquer modo, creio que não seria difícil para o Windows interceptar tais chamadas e abrir a tela dos aplicativos padrão, e não simplesmente resetar a configuração para o Edge.

      Excluir
  2. Tive a mesma porcaria de problema hoje. Uso o chrome porque é um ótimo depurador para quem é desenvolvedor web, de resto é um consumidor filho da puta de ram, o Edge tem seus méritos, mas é muito novato ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do Chrome pela integração com o ecossistema do Google, do qual utilizo alguns serviços como o Blogger e o YouTube. Mas ele realmente é faminto por RAM: o meu aqui com apenas três abas abertas está consumindo quase 600 MB de RAM. Wow!

      Excluir

Postar um comentário