Pular para o conteúdo principal

As preciosidades que temos em casa e nem nos lembramos

Como talvez vocês saibam, o meu PC de testes do Windows 10 é baseado em um Intel Core 2 Quad Q6600, conhecido por ser “esquentadinho” principalmente devido à sua litografia de 65 nm, e com o cooler box anêmico da Intel é ainda mais difícil manter a sua temperatura sob controle. Pois bem, estava enfrentando problemas de temperatura no meu exemplar do Q6600 (me obrigando a tirar o overclock) e cogitava substituir o cooler box por outra solução - felizmente antes de qualquer coisa decidi checar o meu armário de componentes e descobri esta preciosidade escondida e esquecida, que compartilharei com vocês!

EDIT 03/08/2015: adição das telas do CPU-Z e do HWMonitor.



Trata-se de uma gloriosa ventoinha Zalman de 92 mm com haste de fixação removível que eu nem me lembro de quando comprei (estimo que deva ter uns dez anos) e decidi testá-la para ver se ela conseguiria esfriar a cabeça do Q6600. A sua instalação é bastante simples: a fixação da haste é feita pelos mesmos parafusos utilizados para prender as placas de expansão e o seu plugue de alimentação de três pinos pode ser ligado em qualquer conector para ventoinhas da placa mãe.



Como o seu plugue é de três pinos ele suporta controle de rotação por tensão apenas.



Em funcionamento!



E será que o Zalman fez alguma diferença? Bem, ele em conjunto com o simplório cooler Intel box fez a temperatura do Q6600 em overclock para 3,2 GHz cair algo em torno dos 20 graus - mesmo no Setup o Q6600 batia facilmente nos 70 graus antes da instalação da ventoinha auxiliar, ficando agora na casa dos 50 graus, sem falar que o seu fluxo de ar ajuda a resfriar também o chip ponte norte e os módulos de memória.

Setup da placa mãe Gigabyte EP45-UD3L


Tela do HWMonitor. A temperatura dos núcleos sempre é maior do que a do processador em si



CPU-Z do Core 2 Quad Q6600 @ 3,2 GHz


Fica como dica: antes de comprar um novo componente verifique se é possível aproveitar algum antigo que estava esquecido, você poderá se surpreender! O seu bolso e principalmente o planeta agradecem.

Veja também:

Aquecimento para o Windows 10: montando uma máquina de testes

Comentários