Pular para o conteúdo principal

Instalando um servidor VNC no Xubuntu

Exceto o meu PC principal, todos os meus outros PCs físicos (tais como o meu servidor doméstico e as minhas máquinas Windows 10, Xubuntu e ainda o meu PC Windows 98) não possuem teclado, mouse ou monitor, sendo operados exclusivamente pela minha rede local via acesso remoto. Pois bem, nesta postagem demonstrarei como fazer a instalação do VNC Server no Xubuntu 14.10. Espero que gostem!



Instalação e configuração

A instalação pode ser feita via linha de comando. Abra uma janela do terminal e entre com os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install x11vnc vnc-java
Quando solicitado entre com a senha da sua conta de usuário. O primeiro comando atualiza a lista de pacotes e o segundo faz a instalação propriamente dita. Se preferir você pode fazer a instalação também a partir do Ubuntu Software Center:



Para iniciar o VNC Server entre com o seguinte comando:
x11vnc -forever -httpdir /usr/share/vnc-java -httpport 5800
A porta pode ser alterada por qualquer outra de sua preferência, caso necessário. Você pode também criar uma senha que será requerida para efetuar o acesso remoto, para tanto entre com o seguinte comando:
sudo x11vnc –storepasswd
Quando solicitado entre com a senha que será utilizada para autorizar o acesso remoto.

A inicialização

Sem dúvida não é muito prático ter que manualmente digitar um longo comando para iniciar o servidor VNC, o ideal é configurá-lo para iniciar automaticamente. Para configurar a inicialização automática do servidor VNC na sua conta de usuário, no menu principal selecione Settings e em seguida Session e Startup.



Agora selecione a guia Application Autostart e clique no botão Add.



Na caixa Nome, digite o nome de sua preferência. Na caixa Comando, cole o comando de inicialização do VNC que mostramos acima: 
x11vnc -forever -httpdir /usr/share/vnc-java -httpport 5800


Agora o seu servidor VNC deverá estar funcionando corretamente! Para efetuar a conexão a partir do Windows, utilize qualquer cliente VNC tais como o RealVNC e o TightVNC:


Xubuntu sendo acessado a partir do Windows 8.1 com o TightVNC (clique para ampliar)

Um grande abraço e até a próxima!

Veja também:

Instalando o Xubuntu 14.10 e derivados

Comentários