Pular para o conteúdo principal

Aquecimento para o Windows 10: montando uma máquina de testes

Existem diversas formas de se testar um software. Uma delas, a qual com certeza é a mais prática, é utilizar uma máquina virtual com alguma das soluções disponíveis tais como o VirtualBox e o VMWare. Mas devido à importância do Windows 10 e por se tratar de um sistema operacional, decidi montar um PC físico apenas para esta tarefa e também para testar o novo Windows Server. Esta postagem é um aquecimento para a análise do Blog RETROWARE sobre o Windows 10 Preview que está saindo do forno (que modéstia à parte, está ficando fodástica!). Enquanto vocês aguardam, fiquem com esta apresentação do meu PC “cobaia” para esta tarefa especial. Confira todos os detalhes aqui!

O processador Intel Core 2 Quad Q6600 do meu PC "cobaia"


Sem dúvida que utilizar uma máquina virtual é muito mais prático, mas testar um sistema operacional novo da envergadura do Windows 10 em um hardware físico são outros quinhentos! Um PC verdadeiro permite apurar com mais precisão muitas situações, tais como a instalação do sistema operacional, o seu uso de forma mais fiel ao "mundo real" e a questão de compatibilidade com o hardware e drivers de dispositivos.

Como também não acho interessante avaliar um software ainda em estágio Beta (principalmente um sistema operacional, mesmo que em dual boot) em um equipamento de produção, resolvi montar um PC com algumas peças que eu tinha disponíveis aqui, a maioria delas oriunda do meu antigo servidor de rede (que foi atualizado para um Celeron G1610) que agora voltará a ter uma função bastante nobre. A configuração completa é a que segue.

  • Processador Intel Core 2 Quad Q6600 2,4@3,2 GHz. Quatro núcleos, soquete LGA 775, 8 MB de cache L2, sendo utilizado em conjunto com a solução de refrigeração padrão da Intel.

O Q6600 já instalado na placa mãe

  • Placa mãe Gigabyte EP45-UD3L. Chip ponte norte Intel P45 e ponte sul Intel ICH10, suporta SATA2, PCI Express 2.0 (com um slot x16) e USB2.

Detalhe da placa mãe Gigabyte EP45-UD3L com os módulos de memória instalados

  • 4 GB de RAM G.Skill DDR2-1066. Dois módulos de 2 GB no modo dual channel.



  • Placa de vídeo XFX Nvidia GeForce 9600 GT. Com 512 MB de VRAM e compatível com a interface PCIE 2.0.



  • Disco rígido WD Caviar SE de 80 GB e 7.200 RPM modelo WD800JD. Interface SATA2 e 8 MB de cache.



  • Fonte ATX C3Tech de 500 W modelo DSA-500VE com PFC Ativo.

Especificações da fonte de alimentação

  • Monitor AOC de 21,5” Full HD LED modelo E2250 SWN.
  • Gabinete ATX padrão.

O conjunto montado

Como podemos observar, atualmente não trata-se de um conjunto topo de linha mas também não pode ser considerado exatamente antigo. Ainda é uma máquina adequada para muitas tarefas cotidianas e jogos mais leves.

Overclock

Para variar, também fiz um pequeno overclock neste equipamento de teste. O processador Q6600 possui uma frequência original de 2,4 GHz (frequência do barramento frontal de 266 MHz e multiplicador 9) e para fazê-lo funcionar a 3,2 GHz alterei a frequência do barramento para 400 MHz e reduzi o multiplicador para 8X. 

Configuração da frequência do processador no Setup da placa mãe


Antes de ser o meu servidor ele foi o meu PC principal por muitos anos, logo já sabia de antemão que este overclock é facilmente obtido com uma mínima alteração na tensão de alimentação do processador. Note também a tensão aplicada aos módulos de memória, os 2,1 V são oficiais do fabricante para a operação a 1066 MHz.

Ajuste das tensões


O disco rígido de 80 GB foi particionado em duas unidades de aproximadamente 40 GB cada, sendo que o Windows 10 Preview e o Windows Server Preview foram instalados cada um em uma partição discreta, configurando assim um arranjo dual boot.

Dual boot configurado


Finalizando, espero que vocês tenham curtido este aperitivo para a análise do Windows 10 e do novo Windows Server! Elas estão em fase final de edição das imagens e revisão dos textos, e acredito que nos próximos dias elas serão publicadas. Garanto que a espera valerá a pena!

Um grande abraço e fiquem ligados às cenas dos próximos capítulos! :-)

Comentários