Pular para o conteúdo principal

Off topic: para evitar espionagem, governo alemão estuda voltar a utilizar máquinas de escrever

Sem dúvida a espionagem existe desde que o mundo é mundo, se intensificou na Guerra Fria mas na era da conectividade plena ganhou uma nova dimensão: a espionagem feita por agências como a NSA não é para amadores e pode comprometer irremediavelmente a confiabilidade de sistemas de informação inteiros, sejam eles de governos ou empresas. É realmente difícil oferecer uma proteção plenamente segura a dispositivos digitais e conectados, tanto que o governo alemão decidiu pegar o túnel do tempo e estuda voltar a utilizar as velhas máquinas de escrever na sua agência de segurança. E não são os únicos: no ano passado a Rússia anunciou que estava promovendo a volta destas simpáticas máquinas pelo mesmo motivo: segurança.

A preocupação dos alemães não é infundada: o país foi um dos alvos da NSA, o que gerou uma grande rusga na sua relação com os estadunidenses - a pior desde o final da Segunda Guerra Mundial - inclusive com acusações de espionagem voltada especificamente à chanceler Angela Merkel. Para complementar, também estão sendo feitas auditorias nos smartphones utilizados pelos parlamentares alemães, as quais revelaram que dois destes aparelhos estavam comprometidos. O governo também está lançando políticas para implementar conexões criptografadas em todas as comunicações internas.

Há quem diga que a nossa privacidade está irremediavelmente comprometida nessa era onde tudo e todos estão permanentemente conectados. Em face a notícias como esta não há como discordar, infelizmente.

Veja também:

Cloud Computing: aprecie com moderação
Google, Microsoft, Facebook e Yahoo divulgam números de contas espionadas
Falha no iCloud pode ter sido responsável pela exposição de fotos íntimas de celebridades

Comentários

  1. Preocupação totalmente cabível, e desse modo creio que eles gerencialmente vão gastar bem menos, do que ficar criando métodos maluco de criptografia que amanhã podem ser facilmente destruídos, afinal ao menos assim sua informação não vira 0 e 1 hahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até parece aquela lenda urbana que diz que a NASA gastou milhões de dólares em pesquisa para criar uma caneta que escrevesse no espaço (sem gravidade), enquanto que os soviéticos usaram um lápis... é mais ou menos a mesma situação.

      Excluir

Postar um comentário