Pular para o conteúdo principal

Criando um pendrive com a imagem de instalação do Mac OS X El Capitan

Assim como muitos entusiastas, particularmente prefiro sempre fazer uma atualização limpa de sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac OS. Em mais uma postagem da série especial sobre os Macs, confira aqui como criar um pendrive com a imagem de instalação da última versão do OS X de forma simples e rápida.


Obtendo o El Capitan

Como já deve ser de conhecimento geral, felizmente a Apple não mais cobra pelo OS X. Desta forma, a melhor maneira de obtê-lo é diretamente pela App Store.

Obtendo o El Capitan “totalmente di grátis”

Esta é a pior parte: o download tem mais de 6 GB! Em conexões ADSF (Assimetria Determinada pelo Sinal de Fumaça) como a minha é necessária muita paciência.

Paciência é uma virtude

Após o download surge na pasta de aplicativos o programa de instalação do El Capitan. Deixe-o quietinho ali.


Gerando o pendrive com o DiskMaker X

O DiskMaker X é um freeware bastante prático que permite gerar mídias de instalação de diversas versões do OS X. Baixe-o gratuitamente aqui e o instale. Ao abrir o programa é solicitada a versão do sistema operacional para a qual será gerado o pendrive.


Em seguida o software localizará a imagem de instalação presente na pasta de aplicativos. Utilize-a. Se você ainda não tiver inserido o pendrive (que deve ser de pelo menos 8 GB), faça-o agora.


Selecione a opção “An 8 GB USB thumb drive”.


Selecione o dispositivo na lista exibida e clique em “Choose this disk”. Lembrando sempre que o pendrive será formatado no sistema de arquivos do OS X durante o processo, então faça uma cópia de quaisquer arquivos importantes que porventura estejam no mesmo.


É solicitada uma confirmação antes de iniciar o processo, com mais um alerta de que o dispositivo será completamente apagado.


Este é um aviso informando que será necessário fornecer a sua senha de usuário.


Forneça a sua senha para prosseguir.


Finalmente os procedimentos serão iniciados. Esta etapa pode levar vários minutos, então relaxe e vá ler um livro. No meu MacBook o processo levou quase uma hora!


Se tudo correu bem selecione "Quit" para encerrar o DiskMaker X.


Dica: Para realizar a instalação do El Capitan a partir da mídia criada basta iniciar o Mac (com o pendrive inserido) mantendo pressionada a tecla Option. No menu que surge, selecione o pendrive para inicializar o sistema a partir da imagem de instalação.

Bônus: fazendo um backup da imagem de instalação do El Capitan

Se você pretende fazer uma instalação limpa do sistema e quiser preservar uma cópia da imagem de instalação para necessidades futuras (sem ter que efetuar o download novamente), basta copiar a imagem diretamente da pasta de aplicativos para outra mídia ou compartilhamento de rede. No exemplo abaixo fiz a cópia para o meu disco rígido externo.


Como sempre espero que este tutorial lhe seja útil, caro leitor. Um forte abraço e até a próxima!

Veja também:

Comentários