Uma grata surpresa com o GTA V

Depois de muito tempo de namoro (não tenho coragem de pagar o preço de lançamento de nenhum jogo), finalmente matei a vontade e comprei o GTA V na promoção de Halloween do Steam por 66 dilmas. O jogo é ótimo e merece todos os reviews positivos que já recebeu, no entanto foi um "pequeno" detalhe técnico seu que chamou-me mais a atenção: não é segredo para ninguém que em arranjos SLI a quantidade de VRAM não é somada (vide o texto que fiz sobre os mitos de tais arranjos), porém a engine do GTA V aparentemente não levou isto em consideração. Na tela de configurações gráficas do jogo aparecem 6 GB de VRAM como disponíveis, uma vez que tenho três GeForce GTX 760 de 2 GB em SLI (clique para ampliar):

Opções gráficas do GTA V


De qualquer modo, sendo bug ou não, é perceptível que dentre a minha coleção de jogos o GTA V é o que melhor aproveita as três GPUs de longe. Jogando com as configurações mostradas acima, o título roda lisinho mantendo uma média de 80 quadros por segundo. Lindo, tesão, bonito e gostosão!

O jogo oferece lindos gráficos e cenários


Como diria aquela propaganda de cartão de crédito: rodar o GTA V com quase tudo no “talo” não tem preço... os nerdgasms múltiplos que o game me proporciona fazem valer a pena cada centavo gasto na máquina que torna isto possível.

Veja também:

Comentários

  1. Nessa cidade inicial o jogo é bem leve. Depois começa a travar hard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos aqui até que não. Já devo ter feito uns 40% do jogo e ainda continua na casa dos 75-80 fps. So far so good.

      Excluir
    2. Seu i7 3770K chega a 99% de uso em algum jogo?

      http://imgur.com/a/zLfTd
      http://imgur.com/a/L58Lj

      Veja só. Não consigo manter os 144 FPS em jogos que se dizem optimizados (BF3, BF4, GTA V, etc), porque o uso de GPUs é baixo, mas o de CPU também. Os únicos que se mantêm a 99% constante são Mad Max e Zombie Army Trilogy. O DirectX 11 não é capaz de usar mais de dois núcleos? Me pergunto pois é muito raro passar dos 50% de uso.

      Excluir
    3. Assim de cabeça não me lembro da utilização do 3770K nos jogos. Na próxima vez que for jogar vou ativar algum software monitor para checar.

      Excluir

  2. GTA é um jogo da hora e está sempre inovando criando novo mod por exemplo o novo mod (sumô) onde você fica com um carro e um lugar alto e tem que ser derrubado ou derruba os adversários como visto no vídeo.
    https://www.youtube.com/watch?v=eMK4U9yWt7c

    ResponderExcluir
  3. Agora tudo faz sentido!

    https://www.youtube.com/watch?v=JdiaWtsKdTs
    http://www.pcper.com/reviews/Editorial/What-Exactly-Draw-Call-and-What-Can-It-Do

    Preciso estudar mais sobre isso.

    Agora entendo por que esse problema não é visto usando placas de séries anteriores, e começou a surgir na série 700. Fim da linha para o DirectX 11.

    ResponderExcluir

Postar um comentário