Pular para o conteúdo principal

Intel apresenta mais processadores Skylake

No mês passado havíamos destacado o anúncio dos processadores Core i7 6700K e Core i5 6600K, os primeiros baseados na Skylake, a mais nova microarquitetura x86 da Intel. Pois bem, na data de hoje, a empresa anunciou mais modelos baseados nesta microarquitetura, conforme podemos ver na tabela abaixo:



Em tempo, também são esperados para o lançamento os Core i3 6100 (dual core com HT e 4 MB de cache L3) e os Pentium G4400 (dual core e 3 MB de L3), ambos com TDP de 65 W.

Os processadores “T” são de baixo consumo (TDP de somente 35 W) e apenas dois modelos possuem o multiplicador de frequência destravado (“K”), justamente os supracitados 6700K e 6600K. Apesar de a tabela indicar somente suporte à memórias DDR4 os processadores Skylake também possuem um controlador de memória DDR3, porém compatível apenas com módulos DDR3L que possuem uma tensão de alimentação reduzida, tipicamente de 1,35 V, contra 1,5 V dos módulos DDR3 padrão. Tais módulos são geralmente aplicados em notebooks e na data em que escrevo encontra-los em versão desktop ainda não é muito fácil no mercado brasileiro, o que deve mudar nos próximos meses.

Isto é particularmente importante para quem tiver interesse em atualizar para os novos modelos: como os Skylake utilizam o soquete LGA 1151, a troca da placa mãe já era esperada (uma nova trollada de um pino da Intel), porém como os mesmos suportam apenas as DDR3L nem mesmo os seus módulos DDR3 atuais poderão ser aproveitados. Sem dúvida uma exigência financeira bastante elevada para um ganho que segundo a própria Intel é de somente 10% (na melhor das hipóteses) em relação aos atuais Haswell, ainda mais com o dólar nas alturas.


As trolladas de um pino da Intel, da esquerda para a direita: LGA 1156 - 1155, e LGA 1150 - 1151


Só digo uma coisa: vem ni mim, AMD Zen seu lindo! :p

Veja também:

Comentários

  1. E ainda entortam com a pressão do cooler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de lascar! Imagine aquele i7 novinho que custou 1500 dilmas torto?

      Excluir

Postar um comentário