Pular para o conteúdo principal

Classic Pentium #3

Na terceira parte desta série confira a configuração do PC Pentium clássico, do firmware da placa-mãe até o sistema operacional.

Classic Pentium #3

O primeiro passo antes de instalar qualquer coisa é configurar o firmware da placa-mãe. para obter a máxima performance do conjunto.


Nesta tela temos informações básicas, como a geometria do disco rígido (após o mesmo ser detectado).


Aqui o mais importante é habilitar os caches interno (L1) e externo (L2).


Por fim, no caso da RAM ser dos tipos EDO ou FPM é fundamental ajustar a temporização para a mesma dos módulos instalados.


Com tudo ajustado podemos passar à instalação do sistema operacional, aqui o Windows 95 OSR 2.


Após todos os ajustes do Windows feitos, assim ficou a estilosa área de trabalho. 😎


A compilação do OSR 2 é a 4.00.950 B, sendo também conhecido como "Windows 95 B".


Com todos os drivers instalados.


Overclock e desempenho

Eu tinha a esperança que o meu exemplar do Pentium de 166 MHz conseguisse rodar a 200 MHz com estabilidade apenas subindo o multiplicador para 3, igualando assim o mais rápido Pentium clássico que foi lançado. Mas infelizmente não foi o caso, pois o sistema até inicia a 200 MHz mas trava na carga do Windows.

Resolvi então tentar chegar aos 187 MHz usando o multiplicador 2,5 original, porém aumentando a frequência do barramento frontal para 75 MHz (oficialmente suportado pelo chipset SiS 5598). O Windows carrega normalmente, porém o sistema não fica totalmente estável pois trava em alguns jogos.

Assim não restou-me outra alternativa senão rodá-lo na frequência nominal, desta vez não levei sorte na loteria do silício. 😕


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima parte!

Comentários

  1. As vezes aumentar as temporizações da memória ajuda a estabilizar. No caso da minha PCChips VXPro, tem a opção de temporização "slow", normal, fast, fastest, eu uso a normal qdo faço overclock e o sistema fica estável. Mas nem sempre temos sorte na loteria do silício...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando subi o FSB tentei fazer estes ajustes, infelizmente sem sucesso. Não levei mesmo sorte na loteria do silício. :(

      Excluir
  2. Lembra daquele seu post sobre o cd rom do planeta e casseta que vc fez naquele "486 que queria ser pentium"? Pois ent, eu achei uma outra obra prima dos anos 90 de humor duvidoso, o cd rom dos mamonas assassinas (https://archive.org/details/mamonasassassinascdrom/02-Tr%C3%A1s.jpg#reviews). Daria pra fazer um review dele nesse classic pentium ou naquele 486

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe, esse eu confesso que não sabia que existia! Obrigado por compartilhar.

      Excluir

Postar um comentário