A B550MX/E Pro é uma placa-mãe AM4 intermediária da Biostar, baseada no chipset AMD B550. Vamos dar uma olhada nela.
O soquete é o hoje já clássico AM4, e conforme a Biostar há suporte oficial apenas aos processadores Zen 2 e 3 (as séries 3000, 4000 e 5000 dos Ryzen). Vale pontuar que a culpa não é da fabricante mas sim da própria AMD, que impôs tal limitação para as placas baseadas na última geração de chipsets da plataforma (os X570, B550 e A520) de modo a reduzir o tamanho e a complexidade do firmware.
![]() |
O acabamento simples é comum nas placas deste fabricante |
Quanto à RAM, também conforme a Biostar há suporte para até 128 GB de módulos DDR4 de até 4400 MHz.
O circuito regulador de tensão possui dez fases no formato 8+2, com dissipadores de calor.
Há um slot PCI Express 4.0 x16 e dois 3.0, sendo um x1 e outro x16@x4. Já o armazenamento consiste em um conector M.2 do tipo 2242/2260/2280 PCIE 4.0 x4 (o mais próximo do soquete do processador), outro M.2 PCIE 3.0 x4 e quatro portas SATA-600.
Este é o conector proprietário para o módulo Wi-Fi que acompanha a placa.
O painel traseiro conta uma porta PS/2, duas USB 2.0, uma HDMI, uma DVI-D e uma DB15 (VGA), quatro USB 3.2 de primeira geração, além de uma RJ-45 Gigabit Ethernet (controlada por um chip Realtek RTL8111H) e três de áudio analógico (o CODEC é o Realtek ALC887).
Estes são os demais componentes do kit que inclui o adaptador Wi-Fi, além do anacrônico DVD com drivers desatualizados que ninguém usa
Com o final do reinado do soquete AM4, modelos compactos como este podem ser encontrados a preços bem razoáveis. É uma opção a se considerar, caso você procure por placas da plataforma com suporte ao PCI Express 4.0.
Mas a melhor parte é quando a geração ''está no final do reinado''.
ResponderExcluiré quando os preços começam a cair, onde os chineses deitam e rolam, e nos ajuda fazendo Mobos mais baratas, onde comprar peça por peça fica mais vantajoso, sem o ágio da concorrência das grandes lojas.
Falo isso pois eu recentemente eu comprei uma nova Mobo Revenger (genérica China com adesivo de marca br kkkk) para meu velho Xeon 1230 V2 (PC secundário/Servidor), 155 reais na Shopee, e com um slot NVME M2 (placa é um Chipset B75), isso sendo uma geração de 13 anos atrás.
Percebo também que a 8°/9° Geração está tambem caindo de preço a niveis aceitáveis, recentemente minha Mobo pra ela queimou, era de marca, e vou comprar uma Mini ITX pra ela, direto da China não chega a 400 reais já com a Remessa conforme, e vai ficar um bom PC (Core i9 9400f).
Planejo vender esse Core i5 no futuro pra pegar um AMD, nunca tive um PC com um processador dela, tá na hora de ter
Sem falar que no final do reinado as plataformas já estão muito estáveis e com todos os problemas resolvidos, além da natural redução dos preços. Eu devo continuar no AM4 por vários anos ainda, até mesmo pois não achei lá muita graça no AM5 e as novas plataformas da Intel são ainda mais insossas. :-)
Excluirnos dias de hoje, com a parca evolução dos x86, é igual a comprar carro zero no Brasil, não compensa de jeito nenhum.
ExcluirUm i7/Xeon de 12 anos atrás consegue fazer com um pé nas costas 90% das coisas que um PC novo faz hoje em dia, principalmente para trabalho, e ainda, se forçar um pouco, jogar jogos de anos atrás, que ele aguenta perfeitamente.
Esse processador i5 9400f eu ganhei ele, como ele não tem vídeo integrado no chip, ele esquenta bem menos que o padrão, por isso investirei nele, por ser um 6/6, sem HT, mas mesmo assim, super potente para quase tudo hoje em dia.
Não vejo necessidade de comprar peças de PC do ano, sendo que ao contrário dos celulares, a evolução dos PCs não andam na mesma velocidade, comprarei um AM4 também, falando em Ryzen, os primeiros Ryzen estão já chegando no Tio Ali a preços excelentes e ótimas avaliações, a hora é agora!
Sobre os drivers ainda virem em CDs, acho que passou da hora de abolir isso, dificilmente um PC/Note de 2015 pra cá vai ter leitor de CD
ResponderExcluirComo eu tenho bastante CDs, eu uso um gravador normal de mesa usando cabo sata externo mesmo, usou, guardou, seria melhor se apenas colocasse no manual o link do site para download de drivers.
Sobre esse Revenger 1155, ele vem com CD de drivers, mas obviamente, os drivers só vem até para o W8.1, mas nem precisei usar, o próprio Windows 11 (sim, e roda W11 muito bem), já achou 90% dos drivers sozinho, os outros 10% (Audio), eu baixei de programas de drivers de terceiros.