Pular para o conteúdo principal

386 com corpinho de 286 #2

Veja como foi a montagem do simpático 386 SX, que é o PC mais antigo do blog.

386 com corpinho de 286 #2

Como sempre fazemos, começamos com o processador instalado na placa-mãe. Neste caso o AMD 80386 SX já é soldado diretamente na mesma, e o soquete ao lado é para a instalação do coprocessador aritmético 80387 SX. Não pretendo instalar um (salvo se eu conseguir achar por um preço bom), pois praticamente nenhum dos softwares que pretendo usar nesta máquina o requerem.


Aqui a placa-mãe Mitac com os módulos de memória.


Agora já montada no gabinete. Como a parte de cima da placa fica embaixo do suporte da fonte de alimentação, instalei os módulos de memória nos slots mais abaixo para facilitar futuras manutenções.


Os conectores da bateria externa.


Placas de expansão já instaladas.


Eis as placas, de fora para dentro: som, rede, vídeo e controladora de I/O, que preferencialmente deve ficar no primeiro slot ISA para facilitar o gerenciamento de cabos.


Montagem concluída. Um ponto bem bacana é a compatibilidade desta placa-mãe com o conector do botão turbo do gabinete, que é de 3 pinos. Foram feitos um para o outro! 💓


O frontal ficou desta forma. Não incluí uma unidade de CD-ROM neste PC pois nenhum dos softwares e jogos que pretendo rodar nele precisam de uma, sem falar que podem ser facilmente copiados pela rede. 

A maior vantagem é que isto torna desnecessário carregar o driver da unidade (o da Creative é o SBIDE.SYS) e o ativador do MS-DOS (MSCDEX.EXE) na memória, poupando preciosos KB.


Ao ligar o PC a primeira coisa que surge são as mensagens do firmware da placa de vídeo Trident, o que sempre é um ótimo sinal.


O POST desta placa é único: ele começa com uma simples tela azul…


… e vai testando os componentes um a um. Muito legal! 😎


Por hoje é só, pessoal. Na próxima parte mostrarei a configuração, até lá!

Comentários