Após semanas de uso mais intenso, infelizmente a placa-mãe do 386 Reforged apresentou alguns problemas. 😓
O primeiro problema notado foi uma redução drástica na estabilidade do sistema, que passou a ter travamentos em nível de hardware (hard freezes) constantes. Após reiniciar uma mensagem de falha da memória cache era exibida.
Além disto, muitas vezes ao ser ligado o PC ficava perceptivelmente bem mais lento do que o normal, o que inicialmente achei que estava relacionado ao problema do cache. Mas o POST informava frequências diferentes da esperada, como 16 e 33 MHz.
Muito provavelmente esta placa tem salvação: trocar os chips de cache e o cristal oscilador deve resolver, mas tais problemas são um claro lembrete de que componentes eletrônicos possuem vida útil. Desta forma, mesmo reparando-a acredito que seja o momento de aposentar definitivamente esta belezinha e preservá-la bem guardada para a posteridade.
Penso agora em qual projeto poderia substituir o bravo 386 Reforged à altura. Muito provavelmente me voltarei à era da computação pessoal que eu mais gosto, que é a dos 80486.
Aguardem as cenas dos próximos capítulos!
Bah, que azar, tão cedo e já se encostando no INSS 😄 Agora é esperar algum 486 trans, que pensa que é Pentium, dar o ar da graça.
ResponderExcluirO "486 trans" mais próximo do Pentium é o Pentium Overdrive kkkk
ExcluirMas o Pentium Overdrive é nascido e criado Pentium, a graça seria um 486 tunado.
ExcluirAgradeço pelas sugestões, mas desta vez irei de algo diferente.... rsrs
ExcluirHi, rapaz, tem surpresa boa vindo aí!
ExcluirMas vc vai tentar arrumar a placa?
ResponderExcluirO cache eu já troquei... e na última vez que liguei ela não houve mais o erro da frequência.
Excluir