Pular para o conteúdo principal

Não é feitiçaria, é Voodoo!

Conheçam o meu lindíssimo exemplar da icônica 3dfx Voodoo 5 5500, que foi o canto do cisne da lendária empresa pioneira da aceleração 3D no PC.


Eis esta coisa linda. Cada um dos processadores VSA-100 trabalha a 166 MHz e tem acesso a 32 MB de VRAM SDR na mesma frequência, com um barramento de 128 bits e largura de banda de 2,6 GB/s. A sua litografia é de 250 nm.

Embora o total de VRAM da placa seja de 64 MB somente 32 MB ficam disponíveis, uma vez que os chips trabalham em SLI e cada um deles tem a sua “própria” memória. São suportadas as APIs DirectX 6.0, OpenGL 1.1 e, é claro, a pioneira Glide.


A interface é a AGP 2X de 3,3 V, desta forma é importante verificar a compatibilidade com a placa-mãe antes de usá-la – a última especificação do AGP (o 8X) prevê o uso somente da tensão de 1,5 V. Geralmente há uma trava nos slots desta especificação que impede a inserção de placas de 3,3 V, mas nunca é bom arriscar.


A placa possui um conector de alimentação auxiliar para periféricos, também conhecido como “molex”. O seu TDP é de 30 W.


Apresentada em junho de 2000 por 299 doletas, a Voodoo 5 5500 foi o último produto oficialmente lançado pela 3dfx antes da sua falência (e posterior aquisição pela Nvidia) no final do mesmo ano. Infelizmente as muitas falhas de gestão cobraram o seu preço.

Como curiosidade, após a dissolução da empresa alguns protótipos nunca lançados do que seria a Voodoo 5 6000 com quatro chips VSA-100 (!!) vazaram, os quais as vezes pintam no Ebay e afins por preços simplesmente pornográficos.


E pensar que paguei módicos 150 merréis por esta placa em 2017 no Mercado Livre, o preço era tão atrativo que mesmo se estivesse com problemas valeria muito a pena o reparo. Felizmente a placa funciona perfeitamente, assim o mais provável é que o vendedor não fazia ideia do que tinha em mãos.

Até a próxima!

Comentários

  1. Nossa, essa placa de vídeo é mesmo clássica! Ela merece uns benchmarks! O título da postagem ficou engraçado! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título remete a uma antiga propaganda dos anos 90... acho que só a turma do "30+" vai se ligar. rsrsrs

      Excluir
  2. Tenho 31 anos e não sei qual é a propaganda haha só consigo lembrar da frase "Voodoo é pra jacu" do Pica Pau kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk

      https://www.youtube.com/watch?v=X3sHLKHTnOM&ab

      Era a minha propaganda favorita na época, pelo belo visual.

      Excluir
  3. Caraca o vendedor não tinha a minima ideia msm! É como dar perola aos porcos.

    ResponderExcluir
  4. Que achado Michael! Eu tenho a Voodoo 3 3000 AGP no meu retro-PC, a qual comprei em 2010 por apenas R$ 30. Pena que a Nvidia não deu continuidade ao Glide depois que comprou a 3DFX. E quando der, faça uma postagem sobre a Voodoo 5, mas mostrando o funcionamento dela e até um benchmark.

    ResponderExcluir
  5. Tive uma linda Voodoo 4 4500 PCI, em perfeito estado e ainda com o adesivo original no cooler, aah que placa linda. Ela fazia par com uma super asus p5b-d, que contava com dois slots 1 para processadores pentium 3, equipada com dois P3 550mhz e um par de HDs scsi 36gb 10k rpm. Foi a maquina mais doida que ja tive e infelizmente foi perdida durante uma mudança :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário