Pular para o conteúdo principal

Apresentando a Asus A7A266

Na postagem In love with Ali fiz uma breve apresentação desta linda placa-mãe, porém achei que ela merece um texto só para ela de modo a mostrar melhor os seus recursos.


A Asus A7A266 é uma placa-mãe soquete A (também conhecido como soquete AMD 462) baseada no chipset Ali Magik1, o qual é composto pelo chip ponte norte Ali M1647 e pelo ponte sul Ali M1535D+. Ela é compatível com os processadores Athlon, Duron, Athlon XP e Sempron com a frequência do barramento externo de até 133 MHz (266 MHz DDR).


O seu maior diferencial é a presença de dois slots para memórias DDR-266 (máximo de 2 GB) e três para módulos SDR-133 (ou PC133, com suporte a até 3 GB). Quando ela foi lançada em meados de 2002 os módulos DDR ainda eram consideravelmente mais caros, e assim o suporte aos dois padrões permitia reduzir o custo do upgrade.

O firmware da placa identifica automaticamente o tipo de memória usado, com a ressalva de que ambos não podem ser usados ao mesmo tempo.


Outro destaque é o slot AGP 4X universal, com suporte às tensões de 3,3 e de 1,5 V – ou seja, é compatível com todas as placas de vídeo AGP já lançadas. Há também cinco slots PCI de 32 bits e 33 MHz e um AMR (Audio Modem Riser – o pequeno slot marrom na borda), padrão voltado para placas de som e modems de baixo custo que teve baixa aceitação pelo mercado.

Complementam os recursos de expansão duas portas IDE/PATA-100 (UDMA 5), uma porta para unidade de disquete e seis portas USB 1.0, sendo duas presentes no painel traseiro.


A grande maioria das A7A266 possuem integrado o clássico chip de áudio de baixo custo C-Media CMI8738, que não é de todo ruim mas passa longe da qualidade de uma boa placa de som dedicada. Felizmente é possível desabilitá-lo no programa de configuração (setup).


O painel traseiro conta com dois conectores PS/2, dois USB, duas portas seriais e uma paralela, três conectores de áudio analógico e uma porta DB15 para joysticks e dispositivos MIDI.


Apesar de não ter a caixa original o meu exemplar da A7A266 veio relativamente completo: manuais, espelho traseiro, conector com duas portas USB e o clássico CD de drivers e utilitários.


Enfim, a Asus A7A266 é uma placa bem diferenciada e chamativa. Ficará linda no meu novo projeto que está no forno. 😁

Comentários

  1. Essa placa de audio C media 8738, tem uma ampla compatibilidade, funciona desde windows 3.1 e dos (não funciona tão bem nesses), windows 95 até o 11

    ResponderExcluir

Postar um comentário