Pular para o conteúdo principal

In love with Ali

Não, Ali não é o apelido carinhoso de nenhuma namorada. Na verdade é o nome da fabricante dos chipsets das placas-mães dos meus próximos projetos. 😎


Na esquerda encontra-se a clássica Asus P5A que dispensa apresentações. Ela é um modelo super soquete 7 baseada no chipset Aladdin V que já apareceu algumas vezes por aqui - eu gosto tanto dela que até hoje lamento por não ter conseguido comprar uma na época, quando tive que me contentar com uma Asus P5S-B com o famigerado SiS 530.

Já na esquerda está uma grande novidade: trata-se de uma placa soquete A (462) Asus A7A266 trazendo o Magik 1, que acabou sendo o último chipset lançado pela empresa. Esta placa suporta os Athlon Thunderbird e XP com o barramento frontal de até 133 MHz DDR e conta com recursos bem interessantes, tais como a presença de dois soquetes de memória DDR-266 (os mais próximos do soquete A) e três SDR-133. Eles não podem ser utilizados ao mesmo tempo, vale frisar.

Porém o recurso que eu mais apreciei é o slot AGP 4X Universal compatível com placas de vídeo tanto de 3,3 quanto de 1,5 V, que em conjunto com a memória DDR e o suporte aos Athlon XP torna esta placa bastante diferenciada.

Por hoje é só. Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😁

Comentários

  1. Aí sim, vou apreciar novos posts de retrohardware, tenho uma placa mãe pc chips M748LMRT, e é minha diversão, e ela funciona muito bem, acho que deve ser porque ela é muito nova, porque esse computador tá com o mesmo hd desde novo e só foi ligado 412 vezes, acho bem novo considerando que é um hd de 20 anos, então pelo que tudo indica a minha placa e o computador são bem novos

    ResponderExcluir

Postar um comentário