Pular para o conteúdo principal

O 386 que queria ser 486 #5

Sim, também dá para jogar no 386! Veja aqui alguns jogos clássicos que funcionaram no valente processador da AMD.



Comecemos pelo clássico Wolfenstein 3D. Ele rodou com alguma dificuldade no 286 turbinado, mas no 386 ficou perfeito.


Outro jogo cujo funcionamento foi exemplar é o lindíssimo World Circuit, também conhecido como F1GP. Um ponto legal desse jogo é que dá para personalizar à vontade os pilotos e equipes:



E vamos para Interlagos!



A perspectiva em primeira pessoa de dentro do carro foi inovadora na época. Na primeira vez que vi em meados dos anos 90 fiquei babando horrores!



Saindo das corridas para a estratégia, temos a primeira versão do Warcraft.



Clássico absoluto!



Outro jogo eterno é o Simcity 2000, que também foi de boa no bravo 386.





Quando criar uma nova cidade lembre-se sempre de fazer ligações com o mundo exterior, senão ninguém vai morar nela. 😁



Já outros jogos como o primeiro Mortal Kombat rodam com algumas limitações de qualidade gráfica:



Neste jogo é necessário ativar o perfil “low (386)” para a jogabilidade melhorar. Os outros perfis são o “medium (486)” e o “high (486 VLB)”.



Todos nós sabemos que o Doom foi compilado especificamente para o 486 e assim a performance no 386 não é lá essas coisas. Até dá para rodar, desde que o tamanho da tela seja reduzido assim como os detalhes gráficos.





Revisitando estes clássicos podemos ver o quão ruim a indústria de jogos é hoje. Toda a criatividade foi para o lixo em favor de enfadonhos modos multiplayer com gráficos fotorrealistas e otimização porca, que apenas servem para alimentar a obsolescência programada e vender mais placas de vídeo.

Por fim, toda a série sobre o 386 pode ser vista aqui. Até a próxima! 

Comentários

  1. Realmente concordo sobre os jogos de antigamente, eram mais otimizados e não esses jogos de hoje que a maioria já não quer rodar em um computador de 5 anos atrás, jogo duke nukem 3d e percebo que para um jogo ser bom ele não precisa ter gráficos ultrarrealistras, duke nukem 3d parece ter o equilíbrio nisso

    ResponderExcluir
  2. Acrescento uma coisa:

    Os jogos de antigamente mostram que para um jogo ser divertido era necessário apenas que ele fosse legal.

    E para eles serem bons não eram necessários gastos multimilionários, com equipes gigantes que demoram anos para fazer um jogo. O que tornava um jogo legal era o enredo, o tema, a jogabilidade, não os gráficos.

    Hoje, em compensação, se vê jogos com gráficos maravilhosos, próximo da perfeição, porém com jogabilidade péssima e confusa.

    Isso sem falar que hoje, fora essa questão dos multiplayers, ainda tem as microtransacoes, aí vai ver, dependendo o jogo praticamente força a gastar para evoluir. Ou seja, hoje em dia além de pagarmos caro por um jogo, ainda tentam tirar mais dinheiro com as microtransacoes.

    (Obs: não sou o anônimo de cima)

    ResponderExcluir

Postar um comentário