Pular para o conteúdo principal

O Debian 12 conta com um novo repositório

O Debian 12 já está na fase de congelamento de pacotes, o que indica que o seu lançamento deverá ocorrer nos próximos meses e uma grande novidade é um novo repositório para firmwares proprietários.


Até a versão 11 "Bullseye" do Debian a sua estrutura de repositórios era composta dos tradicionais main (pacotes mantidos pelos curadores do projeto de acordo com os termos da GPL), contrib (pacotes igualmente livres, mas que usam dependências não livres) e finalmente o non-free (que contém softwares, firmwares e drivers proprietários).

Pois bem, a partir do Debian 12 "Bookworm" foi acrescentado o repositório non-free-firmware, que como o próprio nome indica concentra os firmwares e drivers proprietários de dispositivos diversos, ficando o non-free apenas para os softwares.

Descobri isto por acaso: enquanto testava o Debian Sid notei que faltava o pacote firmware-amd-graphics (usado para habilitar o suporte às GPUs AMD) mesmo com o repositório non-free habilitado no arquivo sources.list. Após alguma pesquisa fiquei sabendo que agora tais pacotes estão em um repositório próprio, como expliquei acima.

E porque eu estava testando o velho e bom Sid? Bem, posso dizer que a vida no Ubuntu 22.04 LTS estava monótona demais... 😂😛

Comentários

  1. Olha michael, tô pensando em montar um pc bom e barato com peças do aliexpress, eu queria uma configuração boa para hoje em dia e para jogar jogos, mas tô com medo dessas coisas baratas demais no aliexpress, achei um kit de placa mãe machint sei la como era o nome era mais ou menos isso e vinha com processador xeon e 16gb de ram, por 790 e pouco reais, mas mesmo assim, queria saber se você tem alguma indicação de uma config barata do aliexpress, mas a fonte vou comprar original no ml mesmo, com energia não se brinca, eu tive um pouco de inspiração na sua configuração blackbox, mas sem condições pra eu comprar aquilo tudo kkk, o máximo talvez seja aquele gabinete, mas aquele ryzen seu que achei no ml por R$ 5.000,00 sem condições kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você podia me responder?

      Excluir
    2. Há algum tempo comprei um kit LGA 2011 X79 chinês que está na fila para análise, então ainda não tenho embasamento prático para falar desses kits. Entretanto hoje em dia certamente vale muito mais a pena pegar um X99, que usa memória DDR4.

      Mas será que tipo um Ryzen 4600G (que tem uma GPU integrada bem razoável) com uma placa AM4 barata não seria uma melhor escolha, mesmo gastando um pouco a mais? Lembrando que no caso do Xeon é necessário uma placa de vídeo avulsa.

      Excluir
    3. comprei uma x79 com xeon E5-2650 e 16GB de RAM, to muito satisfeito, com uma placa de vídeo AFOX de R$ 300,00. Tá me atendendo perfeitamente, vale lembrar que uso gentoo.

      Excluir
    4. eu tenho um xeon desse x79, e5 2620 + 16gb de ram + rx560 tudo do ali e fonte BR msm 80 plus, olha vale mt a pena viu, to com essa config a 2 anos e roda td liso, da uma pesquisada nos kits x99 v4, tem kit com 32gb de ram saindo por 800 conto, e o processador é bem parrudo, se a questão for custoxbeneficio vale mt a pena pq vc pode pegar uma placa de entrada q ta saindo a 300~400 reais e futurumente pegar uma melhor, ou pode investir um pouco mais e pegar uma rx 6600 q ta saindo uns 1000 no ali, aqui no brasil vc consegue pegar uma rx580 tbm na casa dos 1500

      Excluir
  2. Eu achei que o lançamento só seria no ano que vem! Quando sair tentarei atualizar mudando os repositórios e verei se o sistema não vai quebrar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário