Pular para o conteúdo principal

Windows 8.1: o fim está próximo

A Microsoft começou a alertar os utilizadores do Windows 8.1 sobre o final do suporte que será em janeiro do ano que vem. Se você ainda usa este sistema operacional é bom ir se preparando.

O 8.1 é uma atualização do medonho Windows 8, que procura aparar as muitas arestas deste sistema operacional que foi amplamente rejeitado pelo público e crítica. Ele não é de todo ruim (confira aqui e aqui as análises que fiz nos primórdios do blog), mas mesmo assim a grande maioria na época preferiu ficar no antigo e bom Windows 7. Como curiosidade, o 8.1 foi o último Windows lançado durante a era Ballmer na Microsoft.

Segundo a empresa desta vez não haverá planos de suporte estendido, mesmo para clientes corporativos - muito embora com os motivo$ certo$ não seria uma surpresa se eles mudarem de ideia.

O caminho mais simples àqueles que ainda usam o Windows 8.1 é atualizar para o 10, pois é muito provável que máquinas desta idade não atendam aos restritivos requisitos do Windows 11. Distribuições Linux são sempre uma alternativa, mas não são todos que estão preparados para "sair da Matrix".

Comentários

  1. Eu usei o sistema praticamente do lançamento até o final de 2020 e não tenho reclamações contra ele! A única "reclamação" que tenho não é sobre ele em si, mas sim sobre a Microsoft... Com o lançamento do Windows 10 em 2015 a empresa praticamente abandonou a loja de aplicativos do 8.1, que continuaram recebendo poucas atualizações (esporádicas)! Um dos PCs (Core i3 8GB RAM) que rodava ele resolvi atualizari para o Windows 10 no final de 2020 e no início me arrependi bastante (pensando inclusive em fazer downgrade), mas agora me acostumei com a versão. O outro PC (AMD 4GB RAM) que é mais fraco acabei instalando Debian 11 no ano passado e fiquei satisfeito com o resultado!

    ResponderExcluir
  2. Eu não pretendo deixar de usar Windows 8.1 no meu notebook de trabalho (Celeron N3010, 8GB de memória Ram, 500GB de HD) tão cedo... Ele funciona perfeitamente, então não tenho a menor vontade de trocar.

    ResponderExcluir
  3. W8.1 + StartIsBack = receita perfeita.
    O sistema chegou ao fim da vida, 10 anos em 2023, normal descontinuarem, Ele é realmente mais leve que qualquer versão do 10, e ainda recebe att de segurança ao contrário do 7.W
    Pra PCs mais antigos, o único recomendável são as versões LTSC, porem o W10 chegou ao apice de otimização agora, a ultima versão do W10 consegue ser mais leve que as versões normais do W10 de anos atrás, talvez até a versão LTSC (que é de 2018)
    Pretendo ficar com o W10 até quando der, W11 eu estou correndo o máximo que puder.
    Porem, R.I.P W8.1

    ResponderExcluir
  4. E o Chrome já está avisando que não terá mais atualizações para o Windows 7, 8 e 8.1... :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário