Pular para o conteúdo principal

Unboxing: placa-mãe ASRock 775i65G R3.0

A ASRock 775i65G é uma placa-mãe única por unir o suporte aos processadores Core 2 com o barramento AGP. Veja as suas características!

Esta é a sua embalagem:



As suas características técnicas são as seguintes:
  • Soquete LGA 775 compatível com os processadores Celeron, Pentium, Core 2 Duo e Core 2 Quad com FSB de até 1066 MHz;
  • Chip ponte norte Intel 865G e ponte sul ICH5;
  • Motor gráfico Intel Extreme Graphics 2 integrado ao chip ponte norte;
  • Suporte a até dois módulos DDR-400 e 2 GB de RAM, no modo de dois canais;
  • Codec de áudio C-Media 9761A de 5.1 canais;
  • Controlador ethernet Realtek 8101L de 100 Mbps;
  • Um slot AGP 8X de 1,5 V;
  • Três slots PCI de 32 bits e 33 MHz;
  • Duas portas SATA-150;
  • Duas portas IDE/PATA-100;
  • Porta para unidade de disquete;
  • Dez portas USB 2.0;
  • Formato Micro ATX.

No detalhe, o soquete LGA 775 e o circuito regulador de tensão de três fases:


Detalhe dos slots de expansão e das duas portas SATA-150. Apesar de serem de primeira geração (150 MB/s) elas não possuem problemas de compatibilidade com dispositivos SATA-300 e 600, ao contrário do que ocorre com os chipsets Via.


Os conectores do painel traseiro, da esquerda para a direita:
  • Duas portas PS/2 para teclado e mouse;
  • Portas serial e paralela;
  • Porta DB15 (VGA);
  • Seis portas USB 2.0;
  • Conector ethernet RJ-45;
  • Conectores de áudio analógico.

O kit inclui um pequeno guia de instalação, o espelho traseiro, um cabo SATA, um IDE/PATA e o tradicional CD de drivers.


Por fim, com o AGP, as portas IDE e de disquete, a compatibilidade com os processadores Core 2 e o suporte ao Windows 98 SE a ASRock 775i65G é uma placa dos sonhos para montar um PC para jogos antigos. Eu a comprei há algum tempo por um preço bem razoável, hoje em dia não faço ideia de quanto está custando e da sua disponibilidade, o que é uma pena.

Comentários

  1. Olha, essa é pra aplaudir de pé. Que placa versátil, um verdadeiro às na manga. Ansioso pelos experimentos!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal essa placa! Tenho uma história de uma parecida:

    Em 2007 minha mãe comprou pra ela um PC da Positivo, lembro que achei ruim demais na época pois abominava esta marca. Uns tempos depois fui abrir pra ver dentro e me deparei com uma placa-mãe ECS P4M800PRO-M, socket 775 com slot AGP 8x. E tinha um sistema de memória misto: 2 slots DDR1 e outros 2 slots DDR2. Me surpreendeu na época por ser bem inusitado. Ela também tinha vídeo integrado VIA/S3 que era fraquíssimo para jogos de 2007, mas era ótimo pra jogos da época do Windows 98.

    Infelizmente me desfiz dela por outra placa, pois ela não aceitava processadores Core 2 Duo, ficando limitada aos Pentium 4 e derivados, que eram bem menos eficientes. Se soubesse que um dia ia gostar de PCs retro, teria ficado com ela. Seria bem mais colecionável que a placa supercomum que a substituiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa plaquinha daria um retro PC bem bacana hoje em dia, mesmo sem suporte aos Core 2.

      Excluir
  3. Realmente uma placa mãe rara... são raras as placas mãe com AGP e que suportem os Core2Duo... essa placa, caso seja encontrada hoje em dia deve ser vendida a um preço astronômico.. Se bem que o cenário do retro hardware em geral é este. :(

    Próximo passo: Esperar a HD 4650 e a HD 3850 AGPs junto com um Core2Quad para eliminar a chance de gargalo e definir a rainha do AGP.

    PS: Existe ainda uma candidata ao posto de "AGP Queen", mas esta deve ser quase impossível de achar: a HD 4670 AGP, que é basicamente uma HD 4650 com memórias DDR3 (mais rápidas, a ponto de dobrar a largura de banda). A HD 4650 ficou com as mais lentas e baratas memórias DDR2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto essa ASRock quando uma HD 4670 AGP certamente vão custar os olhos da cara hoje em dia... foi-se o tempo em que retro computação era um hobby barato:

      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1906617156-mother-board-placa-me-xt-turbo-10-mhz-snb-mooi-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard

      Dois mil bozos por uma placa "velha"... se eu fosse começar o blog hoje, acho que não haveria blog.

      Excluir
    2. Ah sim, com esses preços abusivos fica impraticável. Sabe quanto eu gastei numa caixa com Pentium MMX 200, Placa mãe VX-Pro, 64MB de memória EDO, HD de 4GB, na época em 2013?? Apenas 40 reais e 20 reais de frete!! Ou seja, comprar hardware antigo já foi MUITO BARATO!!

      Excluir
    3. Sim! Lembro que em 2012 eu comprei de um cara daqui da minha cidade uma Voodoo2 por 80 dilmas (a moeda da época)!! Foi o primeiro componente retro que eu comprei, além daqueles que eu já tinha e dos outros que me foram doados.

      Vai ver quanto está custando uma Voodoo2 hoje em dia, ou qualquer outra placa 3dfx?

      PS: comprei aquele Celeron G440. Componentes únicos e baratos dificilmente eu deixo passar. 😁



      Excluir
    4. Ótima ideia comprar o Celeron haha depois, solta uns benchmarks aí para gente ver o desempenho desse último single core. Pode comparar ao Sempron e, caso vc tenha, algum Celeron da série 4xx (Conroe-L).

      Eu comprei em 2012 um K6-2 plus (aquele com 128KB de cache full-speed) por 50 dilmas... foi mais caro que os outros K6-2, mas o valor pago foi bem razoável. Na época em 2012-2013, havia kits de 486 (Processador e placa mãe, não raramente com memória EDO) vendidos a 60, 70 pila (moeda aqui do Rio Grande do Sul kkk)... hoje em dia o preço está muito absurdo.

      Excluir
    5. Sim, também tenho um Celeron 430 aqui. 😁

      Lembrei agora, em 2016 paguei 30 temeres + frete numa plaquinha de XT (sem uso, nova em folha!!) com processador e 256 KB de memória, como o preço estava muito bom comprei 3 para deixar de "backup". A plaquinha é essa aqui:

      https://www.michaelrigo.com/2016/11/montando-um-novo-pc-xt-parte1.html

      Eu devia ter comprado todo o estoque do vendedor na época (ele tinha muitas). Hoje estaria milionário!

      Excluir
    6. Vc certamente ficaria milionário se comprasse essas placas e as revendesse hoje... seria um investimento bem rentável depois do Bitcoin hahaha

      Lembro que esse Celeron é um monstrinho no Overclock... Ele roda a 200Mhz de FSB... pode simplesmente overclocar para 266Mhz de FSB praticamente sem risco nenhum (Esse celeron 430 passaria a rodar a 2.4Ghz em vez dos modestos 1.8Ghz). Tem quem faça overclocks ainda mais agressivos.

      Excluir
  4. O bom é que o CD vem com o Norton. 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário