Pular para o conteúdo principal

Retro Cobaia chique

Sim, aos poucos estou de volta às velharias! E o primeiro contemplado para voltar à vida foi o mítico Retro Cobaia, veja como ele está agora!


Aos que não se lembram, o Retro Cobaia é o meu PC para testes de placas de vídeo antigas AGP e PCI. Ele é baseado em um Athlon Thunderbird de 1200 MHz, com a placa-mãe Asus A7V133-C e 512 MB de RAM PC133.


Pois bem, na minha nova casa não há espaço para guardar toda a minha coleção de PCs em locais fechados e alguns deles teriam que ficar “em exposição”, ou seja, à vista. Assim a duras penas consegui convencer a minha esposa de que deixaria apenas aqueles mais “estilosos” para fora. Trato feito! 🤝

Fazia algum tempo que eu estava com este gabinete Sharkoon VS4 novo em folha esperando um projeto, e ele veio a calhar:


Um grande diferencial deste gabinete é ele ter um espelho frontal de 5,25” que permite a instalação de dispositivos de 3,5”. Show!



Originalmente o Retro Cobaia tinha um disco Quantum Fireball Plus AS, mas tendo em vista a raridade deste modelo atualmente e o fato de eu ter apenas um exemplar resolvi preservá-lo. Assim no seu lugar entra este Seagate (tenho alguns dele...) de 5.400 RPM e 2 MB de cache, que conta com um desempenho razoável – confira na nova página comparativa de discos rígidos antigos.


Quem disse que não dá para organizar cabos flat? 😎


Positivo e operante!


Velho sim, mas com corpinho de bebê... afinal de contas, trato é trato!



Só não tenho o espelho da placa-mãe, mas quase ninguém vai ver mesmo. 😇


Este PC é um novo Athlon 3000G? Não! É um Athlon 1200T (Thunderbird)... 😛


Felizmente a placa Asus A7V133-C está em plena forma. Após meses desligada e desmontada nem as configurações do setup ela perdeu. Maravilha!


Até a próxima!

Comentários

  1. Esses usb 3.0 da frente estão funcionando? Ficou bem engraçado uma configuração de 20 anos atrás em um gabinete moderno, eu tenho um pentium III que está feio, muito amarelo e os fans zumbindo muito alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estão.... este é o único ponto negativo do gabinete, pois se fossem USB 2.0 daria para conectar numa boa.

      Excluir
  2. Humm estava pensando agora e se você instalasse windows 98 em um pc moderno, já vi alguns vídeos , tem dar alguns paches, mas tambem vi o windows 98 rodando em um ryzen sem ser máquina virtual! o cara conseguiu botar som usando uma placa adaptadora de pci-e para pci, e acho que se usar uma placa adaptadora de agp para pci-e, a parte dos gráficos também é solucionada

    ResponderExcluir

Postar um comentário