Pular para o conteúdo principal

A nova ferramenta de verificação de compatibilidade do Windows 11

A Microsoft atualizou a famigerada ferramenta de verificação de compatibilidade. Veja como ficou!


Se na versão anterior a ferramenta não fornecia quaisquer informações sobre as causas da falta de compatibilidade, nesta versão (que pode ser baixada aqui) as coisas ficam mais claras, como podemos ver no exemplo abaixo:


Embora recentemente a empresa tenha dito que os chips Intel de sétima geração seriam "promovidos" a compatíveis com o novo Windows, o Core i7 7700HQ do meu notebook Samsung Odyssey continua listado como incompatível. 😐

Já o Ryzen 9 3950X do meu PC de produção é totalmente suportado, o que era esperado:


Uma boa surpresa foi o Ryzen 5 1600 AF do PC da minha filha ser listado como suportado (o TPM 2.0 estava desabilitado no firmware), uma vez que ele é um Zen+. Vai entender o porquê da AMD e a Microsoft terem deixado os Zen originais fora do rol dos chips oficialmente compatíveis (para mim é um típico exemplo de obsolescência programada).


De qualquer modo, novos rumores dizem que esta verificação de compatibilidade será aplicada apenas para atualizações a partir do Windows 10. Quem for no modo raiz, ou seja, criando uma mídia de instalação (como um pendrive) e realizando o procedimento do zero, poderá instalar em PCs não suportados. 

A conferir.

Comentários

  1. Apesar do W11 rodar perfeitamente (extra oficialmente), eu nem ouso rodar esse programa no meu Xeon de 2012, capaz do Tio Bill me xingar mandando audio no meu WhatsApp kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou o Ballmer falar que o seu Xeon é um câncer.... kkkkkkk

      https://www.theregister.com/2001/06/02/ballmer_linux_is_a_cancer/

      Excluir
  2. No meu atual emprego, a maioria das máquinas são i5 de 4ª e 5ª geração... é, acho que vamos pular o Windows 11, a menos que haja troca de máquinas (o que eu acho difícil, mas não improvável).

    Bem, ao menos vai ter um monte de PC antigo para dar uma sobrevida com Linux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos o Windows 10 vai ter suporte até 2025, dando um tempo para analisar as possibilidades.

      Excluir
  3. Onde baixa a ferramenta de verificação de compatibilidade? Não estou achando no site da microsoft para baixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link para download direto está no texto, mais precisamente no segundo parágrafo.

      Excluir
    2. Ah, muito obrigado

      Excluir
    3. Uma sugestão: você poderia forçar a instalação do windows 11 em um Pentium 4, mais ou menos como você fez para instalar windows 7 em um pentium mmx 233, para forçar a instalação basta fazer como o Enderman fez: (https://www.youtube.com/watch?v=lt1v2C_NnLw) , ele fez o dual-boot do windows 98 e windows 11 num pc mais antigo, acho que era de meados de 2013-2014, mas como o windows 11 agora é somente um sistema de 64-bits você vai precisar de um Pentium 4 que rode sistemas 64-bit ( acho que era de algum socket diferente), e o pc vai tem que ter no mínimo 1 GB de RAM, senão o windows 11 não inicia, vai ser épico ver o windows 11 rodando em um computador de 18 anos atrás!
      (Eu sou o mesmo que perguntou sobre o download da ferramenta de compatibilidade)
      E mais uma coisa (rsrsrs), se conseguir instalar, executa o verificador de compatibilidade nele e vê o que ele vai dizer.
      É isso.

      Excluir

Postar um comentário