Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: SSD Samsung 860 EVO

O Samsung 860 EVO é considerado um dos melhores SSD SATA do mercado. Compartilho aqui as minhas impressões sobre o modelo de 250 GB.


Eis a embalagem:


Acompanha o pacote um pequeno manual:


O corpo é de plástico com acabamento preto fosco, bem sóbrio:


O 860 EVO conta chips Flash NAND TLC (chamado pela Samsung de V-NAND), que grava três bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma menor durabilidade se comparado aos chips MLC e SLC que gravam dois e um bit em cada célula, respectivamente. 

Este modelo também inclui 512 MB LPDDR4 de memória cache e o chip controlador é o MJX da própria Samsung.


Segundo a Samsung, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de 150 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra diminuição de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria 7.680 dias ou 21 anos para atingir o TBW da unidade. 😲


A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 550 MB/s para leitura e de 520 MB/s para escrita. Conforme o CrystalDiskMark as taxas ficaram acima do declarado:


Quanto aos outros SSDs já testados pelo blog, o Samsung teve um ótimo desempenho e foi a unidade SATA mais rápida já avaliada, tendo chegado muito próximo ao limite teórico do padrão que é de 600 MB/s.

Realmente este modelo é um dos melhores SSD SATA do mercado. Caso a placa-mãe não tenha um soquete M.2 PCI Express, o 860 EVO é uma excelente escolha para melhorar bastante o desempenho do PC.

Comentários

  1. Não tem pra ninguém, SSD SATA é Samsung, só ver os números em 4K Q1T1, que é o que dá a sensação de fluidez no uso diário. Parabéns pela aquisição! Quem sabe um dia não aparece um SSD Optane pra gente se deleitar, não? Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário