Unboxing e primeiras impressões: SSD Samsung 860 EVO

O Samsung 860 EVO é considerado um dos melhores SSD SATA do mercado. Compartilho aqui as minhas impressões sobre o modelo de 250 GB.


Eis a embalagem:


Acompanha o pacote um pequeno manual:


O corpo é de plástico com acabamento preto fosco, bem sóbrio:


O 860 EVO conta chips Flash NAND TLC (chamado pela Samsung de V-NAND), que grava três bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma menor durabilidade se comparado aos chips MLC e SLC que gravam dois e um bit em cada célula, respectivamente. 

Este modelo também inclui 512 MB LPDDR4 de memória cache e o chip controlador é o MJX da própria Samsung.


Segundo a Samsung, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de 150 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra diminuição de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria 7.680 dias ou 21 anos para atingir o TBW da unidade. 😲


A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 550 MB/s para leitura e de 520 MB/s para escrita. Conforme o CrystalDiskMark as taxas ficaram acima do declarado:


Quanto aos outros SSDs já testados pelo blog, o Samsung teve um ótimo desempenho e foi a unidade SATA mais rápida já avaliada, tendo chegado muito próximo ao limite teórico do padrão que é de 600 MB/s.

Realmente este modelo é um dos melhores SSD SATA do mercado. Caso a placa-mãe não tenha um soquete M.2 PCI Express, o 860 EVO é uma excelente escolha para melhorar bastante o desempenho do PC.

Comentários

  1. Não tem pra ninguém, SSD SATA é Samsung, só ver os números em 4K Q1T1, que é o que dá a sensação de fluidez no uso diário. Parabéns pela aquisição! Quem sabe um dia não aparece um SSD Optane pra gente se deleitar, não? Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas da semana

2K Server

O restritivo Windows 11