Pular para o conteúdo principal

Tem louco para tudo

O mercado de hardware brasileiro realmente não tem nenhuma lógica. Eis aqui um exemplo.


De vez em quando eu dou uma pesquisada em sites como o Mercado Livre para ver se eu encontro algo interessante por um preço justo, coisa que anda cada vez mais difícil. Recentemente encontrei a “oferta” abaixo:


Tem louco para tudo. Mesmo com a pandemia e dólar na estratosfera é possível achar em promoções o Ryzen 5 1600 AF (Zen+ de 12 nm), que tem o mesmo número de núcleos do Xeon E5, por cerca de 700 bozos. Placas-mãe AM4 A320 estão na casa dos 400, enquanto que as B450 ficam na casa dos 600.

Além de bem mais barato, o kit Ryzen é melhor em todos os sentidos: a arquitetura é muito mais moderna e eficiente, e a plataforma AM4 permite um longo caminho de upgrades futuros, principalmente com uma placa-mãe B450 que também suporta os Ryzen 5000 (Zen 3). Sem falar que são componentes novos e com garantia dos fabricantes: se a placa-mãe "flango flito" der problema só lhe restará reclamar com o tio Jinping, e vale lembrar que o Xeon destes kits são processadores (muito) usados retirados de servidores desativados.

Eu não tenho nada contra o chamado “dragão chinês” e até pretendo montar um para testar, mas desde que por um preço condizente pelo que ele oferece. Não se deixem levar por modinhas de youtubers, acima de tudo tenham bom senso e valorizem o seu dinheiro!

Comentários

  1. Concordo totalmente! Completamente insano um kit dragão chinês custar próximo (ou até mais caro!) que uma plataforma nova. Só compensa se for muito mais barato. Eu comprei um dragão chinês em 2019, antes da pandemia e desse mercado de hardware absurdo de hoje. Comprei um Xeon X5650 + Asus P6T por 500 reais na época, e pra mim valeu muito a pena, estou usando até hoje.

    E o melhor da plataforma X58 é que a Intel ainda permitia o overclock à moda antiga, subindo o BCLK sem precisar de um processador desbloqueado. Meu Xeon nos 4GHz entrega uma performance muito boa, apesar de ser quase uma plataforma retrô, evidenciada por um adesivo na placa-mãe escrito "2009". Acho muito interessante que algo produzido 12 anos atrás ainda entrega uma performance razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Estou com uma X58 aqui e um Xeon, vai ser muito bacana testar!

      Excluir
  2. Lembrei muito de ti essa semana... quando vc defendia o "ministramento" do então juiz justiceiro da república de curitiba... a molecagem dele e do MPF deu no q está dando... não foi por falta de aviso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... com o Gilmarzão usando como base as "provas" do Verdevaldo, totalmente ilegais e impossíveis de serem validadas. Enquanto isso as provas legais contra o Flávio Rachadinha foram anuladas.

      Esse país já era. Qual investidor vai querer colocar dinheiro nessa budega com tamanha insegurança jurídica?

      Estou longe do hype do #Moro22, mas ele preso com o quadrilheiro do Lula e o genocida do Mito soltos é pra acabar.

      Excluir

Postar um comentário